Cidades

Beneficiário do Usifamília dá exemplo de força e vitalidade

IPATINGA – Ele venceu o câncer duas vezes, conheceu a Europa aos 90 anos e superou os desafios da idade. Esbanjando vitalidade, Francisco Mário Oliveira está sempre pronto para uma boa conversa. Hoje, ele mantém os hábitos saudáveis e está sempre em dia com a saúde com a ajuda do Usifamília, o programa de promoção da saúde da operadora Usisaúde. Com uma equipe multidisciplinar, os beneficiários recebem atendimento voltado para a prevenção e o gerenciamento das doenças crônicas.

DETERMINAÇÃO

O caso do Sr. Francisco chamou a atenção da equipe do Usifamília, que há seis meses tem acompanhado de perto sua história. Para a médica Jamille Salles, sua determinação demonstra a eficácia do programa, que é garantir a saúde dos beneficiários de forma preventiva. “Ele está sempre bem-disposto e é um exemplo de vida para toda a equipe. O que mais me chama atenção é esta vontade de viver e nunca desistir. Ele não se entrega às dificuldades; pelo contrário, está sempre motivado a vencer. E a proposta do Usifamília é aprimorar essa experiência do cuidado, centrado no indivíduo e na família, buscando o bem-estar dos beneficiários”, comenta.

MOTIVAÇÃO

Por onde passa, Sr. Francisco esbanja alegria e impressiona pela boa saúde. Mesmo quase centenário, ele ainda realiza diversas atividades, como o pilates. Embora não revele o segredo da longevidade, deixa algumas pistas. “O mais importante é viver a vida com o mesmo vigor e intensidade sempre. As lutas foram muitas, e hoje tenho a certeza de missão cumprida, mas sem pensar em parar. Minha força sempre veio da minha família e da vontade de ajudar o próximo. É isso que me motiva a viver”, conclui.

Para a filha Terezinha Oliveira, o acompanhamento do Usifamília tem sido fundamental para manter a saúde do pai: “As consultas e as orientações só trouxeram ganhos, principalmente psicológicos. Na idade dele é comum esse tipo de mudança, mas, com o programa, ele tem aliado a saúde do corpo e da mente”.

DEDICAÇÃO
Criado em 2014 pela Fundação São Francisco Xavier e pela Usisaúde, com o apoio da Usiminas, o Usifamília busca atender as necessidades de saúde dos beneficiários da operadora com idade superior a 75 anos e tornar a relação com os profissionais de saúde muito mais próxima, por meio da vinculação com a equipe. É o atendimento baseado no modelo conhecido internacionalmente como Atenção Primária, que visa compreender o contexto social em que o paciente está inserido, além de capacidade cognitiva e realização das atividades básicas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com