Cultura

Belo Oriente resgata Festa do Boi Balaio

BELO ORIENTE – O distrito de Bom Jesus do Bagre foi o centro das atenções de Belo Oriente no último final de semana, com mais uma edição da festa folclórica do Boi Balaio. O evento, que faz parte do calendário oficial de comemorações do município, foi realizado na praça da Igreja Católica. As atrações musicais foram a dupla Marcos & Mateus e a banda Cordas & Foles.

Segundo os registros da história de Belo Oriente, a festa do Boi Balaio surgiu da vontade de um grupo de moradores que resolveu se reunir para celebrar à sua maneira a famosa “malhação do Judas”, o apóstolo que traiu a Jesus. No sábado à noite, após a missa da ressurreição, um homem vestido como um boi carregando um balaio sai pelas ruas com os vários acompanhantes que, munidos de instrumentos, vão junto cantando, dançando e fazendo repentes com os nomes dos habitantes da comunidade. O boi, segundo a tradição, simboliza a fartura para todo o ano.

A dinâmica do evento conta ainda com a presença do “amaldiçoado” Judas Iscariotes. De acordo com a tradição da festa, na noite de sexta-feira ele sai “roubando” pertences dos moradores como vasos de flores, sapatos, bicicletas e tudo mais que achar pela frente e puder carregar. Após esse ritual, as pessoas saem atrás do Judas até o momento em que ele é queimado em praça pública, simbolizando a libertação do mal. Depois, os objetos roubados são devolvidos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com