Cidades

Audiência na CMCF debate obras no Hospital São Camilo

Audiência Pública marca a passagem do Dia Mundial de Saúde, em 7 de abril

FABRICIANO – A Câmara Municipal realizou Audiência Pública para debater o andamento das obras do Hospital São Camilo (HSC) – antigo Hospital Siderúrgica – inaugurado em setembro do último ano. O encontro, acompanhado por mais de 100 pessoas, marca a passagem do Dia Mundial de Saúde, em 7 de abril. O requerimento é de autoria do presidente da Câmara Marcos da Luz (PT), com a co-participação da parlamentar Carmem do Sinttrocel (PCdoB).

O Governo do Estado, que assumiu o HSC e o repassou à Sociedade Beneficente São Camilo, mantenedora do Hospital, anunciou investimentos na ordem de R$ 4 milhões para a ampliação do número de leitos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o HSC possui 62 leitos. Segundo a Superintendência Regional de Saúde (SRS), após as obras, o Hospital passará a contar com 130.

“O papel do Poder Legislativo é acompanhar, fiscalizar e promover a interlocução das instituições com a comunidade. Vale lembrar que, para a reabertura do Hospital São Camilo, houve todo um processo de envolvimento e engajamento das lideranças da cidade e da região. Essa ação levou o Governo do Estado a uma tomada de posição para uma inédita medida, que foi a desapropriação e a implantação de um hospital público aqui no Vale do Aço. Temos que continuar acompanhando e buscando cada vez mais melhorar esse atendimento, para que a população tenha a garantia de uma melhor qualidade da saúde pública”, frisou Marcos da Luz.

“Como se trata de uma grande obra, já iniciada, a previsão para a conclusão dos novos leitos é setembro deste ano, porém, a gente sempre conta com alguns imprevistos. Para o primeiro semestre de 2014, temos a certeza da conclusão de todos os 113 leitos, com mais 17 leitos para observações, totalizando 130 leitos no Hospital São Camilo”, assegurou Érica Dias de Souza Lopes, Diretora Administrativa do HSC.
A direção do Hospital São Camilo ainda anunciou que o bloco cirúrgico da unidade estará apto a receber as primeiras cirurgias de urgência e emergência a partir da próxima semana.

MATERNIDADE
Carmem do Sinttrocel avaliou a reunião como positiva, mas também lamentou a ausência de uma maternidade no HSC. “As informações repassadas pelo Hospital São Camilo foram satisfatórias. No entanto, não estou totalmente satisfeita pelo fato de ainda não termos uma maternidade no HSC”, ressaltou a parlamentar.

O vereador Enéias Reis também comentou sobre os efeitos da ausência de uma maternidade para o Hospital São Camilo. “Certos encaminhamentos do HSC ainda são destinados ao Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo, onde eu mesmo já passei pela experiência de não ser bem recebido. A criação de uma maternidade para o Hospital São Camilo é um clamor da população e dos vereadores que compõem o Legislativo fabricianense”, disse.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com