Cidades

Audiência discute onda de violência em Timóteo

TIMÓTEO – A Câmara Municipal realizou na última segunda-feira (15), na Igreja Assembleia de Deus do bairro Limoeiro uma audiência pública para discutir e elaborar propostas para a questão da segurança pública e da onda de violência que vem ocorrendo no setor leste da cidade de Timóteo nos últimos meses. A audiência atende a requerimento dos vereadores Douglas Willkys (PSB), Fábio Campos – Binha (PSB) e José Constantino – Coronel (PSD).

A Polícia Militar apresentou os índices referentes à criminalidade destacando que Timóteo está abaixo das cidades vizinhas no somatório de crimes violentos (ICV). Neste ano a cidade presenciou 28 homicídios tentados e consumados, as vizinhas Ipatinga e Coronel Fabriciano tiveram, respectivamente, 97 e 61 crimes da mesma natureza.

CRIMINOSOS SOLTOS

Entretanto, quando comparada à situação da própria cidade nos últimos anos é latente a escalada de alguns crimes, principalmente os de natureza violenta a partir do ano de 2011. Em 2014, foram presas e apreendidas cerca de 684 pessoas em flagrante delito na cidade, sendo que grande parte destes presos estão respondendo por seus crimes em liberdade.

IMPUNIDADE

A população presente manifestou a percepção de impunidade que paira na cidade a cada vez que se é cometido um crime sem a devida punição. As autoridades presentes lamentaram a deficiência da estrutura existente na região: a falta de vagas nos presídios e locais adequados para a internação de menores infratores. Temas de abrangência nacional como a redução da maioridade penal e as brechas existentes na legislação que beneficiam os envolvidos também estiveram em destaque.

Após o debate, foi montada uma comissão que irá buscar junto ao governo estadual e federal a efetivação de medidas que visem à recomposição dos quadros funcionais das polícias na cidade e a agilidade na liberação de vagas nos locais adequados para recuperação e reclusão, além da efetivação na Delegacia Regional em Coronel Fabriciano.

ILUMINAÇÃO

Foi solicitada à Prefeitura Municipal a melhora na iluminação dos espaços públicos da regional e agilidade na retomada de obras públicas paradas como a Quadra do bairro Recanto Verde e o campo do Limoeiro e ainda a oferta de cursos e atividades aos jovens da localidade.

PARTICIPANTES
Participaram da audiência o comandante da 85ª Cia de Polícia Militar de Timóteo capitão Luiz Magalhães, o delegado Adjunto do 12º Departamento da Polícia Civil Alexsander Esteves Palmeiras, o delegado de Timóteo Vinicius Silva Ferreira, o prefeito Keisson Drumond (PT), secretários, vereadores, representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, presidentes de entidades, empresários, comerciantes e comunidade timotense.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com