Vida & Saúde

Atualização vacinal imuniza 350 crianças

 Uma equipe de 62 profissionais foi disponibilizada em 10 unidades de saúde: das 1.146 crianças que compareceram, 350 tiveram que atualizar o cartão (Crédito: ACS PMT/ Ericson Toscano)

TIMÓTEO – O município iniciou no último sábado (24) a Campanha Nacional de Vacinas. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, disponibilizou uma equipe de 62 profissionais em 10 unidades de saúde para atender aos pacientes, de 8h às 17h. Das 1.146 crianças que compareceram, 350 tiveram que atualizar o cartão, tomando pelo menos, uma das doses que compõem o calendário de vacinação infantil.

A iniciativa da campanha do Ministério da Saúde tem por objetivo fazer uma varredura nas comunidades para completar os cartões de vacinas de crianças até cinco anos. A regularização das vacinas é fundamental para garantir a imunização das crianças de doenças como a poliomielite (paralisia infantil), sarampo e difteria.

Do total de doses aplicadas, a atualização da Triviral (sarampo, rubéola e caxumba) ficou em primeiro lugar com 265 doses, seguida da DTP (difteria, tétano e coqueluche) com 155 crianças vacinadas. Esta colocação era esperada em função do fato do Ministério da Saúde ter alterado, em agosto de 2012, o calendário de vacinas da Triviral determinando que a segunda dose, que antes era aplicada aos 4 anos de idade, seja aplicada com 1 ano e 3 meses.

SEQUÊNCIA
A campanha de vacinação prossegue até sexta-feira (30) nas salas de vacinas das unidades do Primavera, Centro Sul (Sede), Alegre, Limoeiro, Recanto Verde, Cachoeira do Vale, Ana Moura, Novo Tempo, Timotinho e Olaria (Mário de Souza). Na unidade do Petrópolis, a campanha terminará na quarta-feira. O Departamento de Vigilância em Saúde solicita aos pais atenção ao comparecimento nos postos para não deixar de imunizar seus filhos contra nenhuma das doenças prevenidas por vacinas.

A cobertura vacinal é importante para o desenvolvimento saudável das crianças. Na campanha contra a poliomielite, a vacinação em Timóteo ficou em pouco mais de 92% da população estimada, enquanto a meta do Ministério da Saúde é de 95%. O município espera que os pais aproveitem a campanha de atualização dos cartões de vacina para reforçar a prevenção contra a paralisia infantil.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com