Esportes

Atlético e Cruzeiro podem realizar clássico inédito

(Crédito: Bruno Cantini)

 

BH – O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil, nesta terça-feira, colocou Atlético e Cruzeiro na mesma chave do torneio. Assim, os arquirrivais podem se encontrar nas quartas de final. Para isso, o Galo precisa passar pelo Botafogo e o time celeste eliminar o Flamengo. Se confirmado, o encontro será inédito na história da competição.

Na história do torneio, Atlético e Cruzeiro apresentam desempenhos distintos. Enquanto a Raposa conquistou a Copa do Brasil quatro vezes (1993, 1996, 2000 e 2003), o Galo ainda busca o primeiro triunfo.
Os jogos de ida desta edição ocorrerão nos dias 21 ou 22 de agosto e os de volta, 28 ou 29 do mesmo mês. Caso um dos rivais mineiros avance às semifinais, a tendência é encarar um adversário carioca. Vasco e Fluminense estão no mesmo lado.

HISTÓRIA
A Copa do Brasil foi criada em 1989 com o objetivo de promover a descentralização do futebol dos grandes centros e colocar equipes menores em ação além dos regionais. A competição segue o molde de torneios europeus e os adversários se enfrentam em jogos eliminatórios. Nas primeiras fases há vários duelos entre os clubes grandes e outros menores, e se o mandante perder por dois gols de diferença na ida, está eliminado.

O primeiro campeão da competição foi o Grêmio. Ao lado do Cruzeiro, o Tricolor é recordista de títulos no torneio: quatro. Ao longo da história, equipes como Juventude, Santo André e Paulista surpreenderam e venceram a Copa do Brasil. O atual campeão é o Palmeiras, que faturou a edição de 2012 diante do Coritiba.

SORTEIO

No sorteio, a CBF dividiu os clubes em dois potes. No primeiro, as equipes que disputaram a Libertadores (Atlético, Fluminense, Grêmio, Corinthians e Palmeiras – exceção feita ao São Paulo, que defenderá o título da Copa Sul-Americana), o Vasco, que herdou a vaga do Tricolor do Morumbi, e os dois melhores do ranking da CBF (Flamengo e Internacional).
No outro pote, ficaram os demais clubes: Santos, Cruzeiro, Atlético-PR, Botafogo, Goiás, Salgueiro-PE, Luverdense-MT e Nacional-AM.

Para maior equilíbrio técnico, os blocos foram subdivididos em duplas, levando em consideração o Ranking Nacional de Clubes. Assim eles só se encontrarão em uma possível decisão: Fluminense (primeiro do ranking) e Corinthians (2º); Vasco e Grêmio; Inter e Flamengo; Palmeiras e Atlético; Santos e Cruzeiro; Botafogo e Atlético-PR; Goiás e Luverdense-MT; e Salgueiro-PE e Nacional-AM.(SUPERESPORTES)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com