Esportes

Atletas paralímpicos trazem 41 medalhas e 2 troféus dos JEMG

Representantes de Ipatinga ficam com 1º Lugar Geral no feminino e no masculino

 

IPATINGA – O prefeito Nardyello Rocha, e o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Oliveira, receberam os atletas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que disputaram a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), representando o município. Na sala de reuniões do gabinete do Executivo, eles apresentaram as medalhas e troféus conquistados durante as competições. A fase final do JEMG foi realizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, no período de 30 de julho a 4 de agosto.

Ainda durante o encontro, os integrantes da entidade agraciaram o prefeito e o secretário com medalhas de honra ao mérito. As honrarias foram concedidas à APAE durante as competições e doadas pela instituição ao gestor municipal e ao titular da pasta de Cultura, Esporte e Lazer como forma de agradecimento pelo apoio da administração pública.

“Nós ficamos extremamente honrados e agradecidos por essa homenagem. Esta atual gestão dará todo apoio necessário para que a APAE continue participando dos campeonatos esportivos como representante da nossa cidade”, disse o prefeito.

CONQUISTAS

Cerca de 20 atletas paralímpicos de 12 a 17 anos participaram dos Jogos Escolares. Eles disputaram as modalidades de Atletismo, Natação, Futebol de 7 (praticado por atletas com paralisia cerebral) e Bocha. Os esportistas conquistaram 41 medalhas e dois troféus.

Somente na modalidade de Atletismo, foram 19 medalhas de ouro, 14 de prata e seis de bronze. Já na Natação, foram três medalhas de ouro. No Futebol de 7, a APAE trouxe para a cidade duas medalhas de prata e, na Bocha, duas de bronze. “O mesmo atleta pode participar de até três provas dentro de cada atividade esportiva. Por isso o quantitativo de medalhas é maior que o número de atletas que participou”, explica a coordenadora de esportes da APAE, Simone Martinho.

Além das medalhas, os atletas da APAE receberam dois troféus de 1º Lugar Geral, no feminino e masculino. “Competimos entre atletas de todo o Estado e fizemos maior pontuação”, contou Simone, acrescentando que a participação dos atletas nos jogos paralímpicos, além de trabalhar a educação, a cultura e o esporte, é também uma oportunidade de socialização e reabilitação dos assistidos pela entidade.

NOVAS COMPETIÇÕES

Motivados pelos resultados, os atletas da APAE já se preparam para disputar do Campeonato Brasileiro de Atletismo que acontece de 14 a 16 de setembro, na pista do Centro Paralímpico Brasileiro – Parque do Estado, em São Paulo. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Simone ressalta que podem participar das competições todos aqueles que se enquadram na categoria de atleta paralímpico. “Não são somente os alunos da APAE. É uma competição aberta à população. Basta nos procurar. Estamos à disposição para explicar como participar”, disse. Os interessados podem se dirigir à sede da APAE, que fica na avenida 26 de Outubro, no bairro Bela Vista, ou ligar no 3823-2608.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com