Cultura

Armazém da Viola inicia turnê “‘Cidades de Minas”

IPATINGA – A equipe do Armazém da Viola já está de malas prontas para a circulação do projeto que se inicia neste sábado (15). A primeira parada é Guanhães. O palco será montado na praça JK, em frente à Casa de Cultura Laert Berto e, a partir das 20 horas, o compadre Ademar comanda a apresentação, com seus divertidos “causos”, recebendo dois grupos: Florestal e Florescente, de Guanhães e Bruno Caipira, de Timóteo.
O Armazém da Viola é um programa musical que tem como objetivo preservar as tradições da música caipira de raiz.

Sua principal característica é apresentar a moda de viola aliada aos tradicionais “causos” da nossa cultura. Está em atividade desde o ano 2000. Em seu currículo 41 apresentações nas cidades de Ipatinga, Timóteo, Itaúna e Viçosa, que contou com a participação de 34 grupos, envolvendo cerca de 180 músicos e um público estimado em mais de 25.000 pessoas. Nesta circulação vai visitar, além de Guanhães, Sabinópolis ( 23 de fevereiro), Virginópolis ( 09 de março) e Peçanha ( 12 de abril).

PRESENÇAS
Já estiveram presentes no projeto nomes como “Pena Branca e Chico Lobo”, “Zé Mulato e Cassiano”, “Trio Parada Dura”, “Cacique e Pajé”, “Orquestra Paulistana de Viola Caipira”, “Orquestra Minas e Viola”, além de grupos regionais como “Bruno Caipira”, “Gracinha Sertaneja”, “Leandro di Souza”, “Gilmar e Giuliano”, dentre outros. A proposta desta edição do projeto é identificar, na cidade visitada, grupos e instrumentistas que trabalham com a música sertaneja de raiz. Com isso, dois grupos se apresentam: um da região do Vale do Aço e um da cidade visitada. No final da circulação, os grupos são reunidos para uma apresentação no Centro Cultural Usiminas.

GUANHÃES
Em Guanhães o projeto identificou a dupla Florestal e Florescente, formada por José do Carmo Neto, conhecido como Zé Caixote e Geraldo do Matozinho Maia, conhecido como Matin. Os amigos tocam juntos, informalmente, há mais de 30 anos. Já participaram de várias edições do projeto Vizinho Legal da Cenibra e de programas de rádio. No Armazém da Viola a dupla será acompanhada pelo sanfoneiro Rociney, de Belo Horizonte.

Bruno Caipira é a segunda atração da noite. A presença marcante da música de raiz é uma das principais atrações do show do instrumentista, compositor e cantor. Suas interpretações rodeiam Sérgio Reis, Almir Sater, Renato Teixeira, Tonico e Tinoco, Trio Parada Dura, entre outros. Com seu estilo musical, shows acústicos e banda, Bruno vem conquistando seu espaço. Além do caipira e sertanejo de raiz, ele resgata um estilo clássico de MPB regional como Zé Ramalho, Alceu Valença, Zé Geraldo e vários outros.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com