Cidades

Áreas da Cenibra com monitoramento da fauna tem alta qualidade ambiental

BELO ORIENTE – A Cenibra desenvolve uma série de ações para monitorar parâmetros ambientais que sirvam como indicadores de qualidade para avaliar e acompanhar as atividades operacionais.

Os programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora são desenvolvidos em parceria com universidades e organizações não-governamentais. Os resultados são considerados no planejamento das atividades operacionais, bem como na definição de estratégias de conservação e proteção do patrimônio natural da Empresa, composto por mais de 103 mil hectares de matas nativas. Esta área é povoada por uma rica fauna silvestre e conta com inúmeros lagos e cursos d’água.

Os estudos que nortearam esse monitoramento da fauna em áreas da Cenibra tiveram início em 2003 e seguiram até 2004. A partir de 2005, esses estudos preliminares tiveram continuidade com um monitoramento sistematizado cujo objetivo é identificar e caracterizar a fauna de aves e mamíferos presentes nas áreas da Empresa.

O sagui da serra é uma das espécies identificadas em áreas de monitoramento da Cenibra

SISTEMÁTICA

Os trabalhos são desenvolvidos por meio de estudos realizados por amostragens em campo, abrangendo cinco regiões operacionais da Cenibra tidas como mais representativas e indicadoras: Belo Oriente, Ipaba, Cocais, Santa Bárbara e Sabinópolis.

Até o momento, foram identificadas 371 espécies de aves e 41 de mamíferos de médio e grande porte presentes nas áreas da Cenibra. Desses totais, 25 espécies de aves e 12 de mamíferos constam em listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção. Os estudos revelaram ainda uma composição de espécies predominantemente de hábito florestal, o que comprova a alta qualidade ambiental das áreas da Empresa.

Os resultados evidenciam a importância da silvicultura do eucalipto para a manutenção da biodiversidade. Além dos aspectos positivos relacionados à conservação do solo e da água, as áreas cultivadas em eucalipto funcionam como corredores de conectividade entre remanescentes de vegetação nativa existentes na região, permitindo a interação e o fluxo entre as espécies da fauna.

CERTIFICAÇÕES

Como reconhecimento de que trabalha dentro dos mais altos padrões internacionais de excelência a Cenibra é certificada de acordo com as normas ISO 9001 / ISO 14001 / ISO IEC 17.025 e possui as certificações do Forest Stewardship Council – FSC e do Programa Nacional de Certificação Florestal (CERFLOR / PEFC). O FSC (internacional) e o CERFLOR (nacional) são organizações independentes, compostas por representantes dos setores ambiental, econômico e social, e que estabelecem os princípios e critérios de manejo florestal sustentável.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com