Cidades

Aplicativo gratuito possibilita apuração paralela nas eleições

IPATINGA – No ano em que o número de smartphones em uso no Brasil chegou a 168 milhões, o usuário terá a chance de utilizar seu aparelho para participar de uma apuração paralela e independente das Eleições Municipais por meio do Apura Fácil. O aplicativo colaborativo, gratuito e disponível para aparelhos Android e iOS, permite que usuários de qualquer município brasileiro capturem as informações emitidas pelas urnas eletrônicas ao fim da votação, que será realizada no dia 2 de outubro. Além de contribuir para a agilidade na divulgação dos resultados, o cidadão age como um fiscal, já que poderá verificar se o resultado da sua seção corresponde ao recebido pelo sistema oficial de totalização de votos, dando ampla transparência ao processo eleitoral.

Desenvolvido por uma empresa de Ipatinga/MG especializada em soluções tecnológicas, o aplicativo faz uso da decisão da Justiça Eleitoral de incluir o QR Code nos Boletins de Urna (BU), documentos impressos pelas urnas eletrônicas ao final da votação que carregam as seguintes informações: identificação da seção eleitoral e da urna, o número de eleitores que votou naquela seção e o resultado dos votos por candidato e legenda. “Depois de terminada a votação, as cópias do BU são enviadas para os cartórios eleitorais, entregues aos representantes dos partidos e afixadas na seção eleitoral. A presença do QR Code no BU permite que o cidadão faça o escaneamento desse código pelo Apura Fácil, obtendo assim uma espécie de cópia digital do boletim”, explica Dalton Ataíde.

NÚMERO DE VOTOS
Além de capturar os dados das urnas, o Apura Fácil também exibe o número de votos obtido pelos candidatos. “Serão divulgados apenas os resultados referentes aos municípios onde houver a captura do QR Code pelo aplicativo. Por isso é importante que as pessoas baixem o Apura Fácil e participem da captura dos dados no dia das eleições”, reforça Dalton, lembrando que o uso massivo vai permitir que o resultado do pleito seja divulgado em primeira mão pelo aplicativo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com