Economia

Aperam completa 77 anos no Brasil celebrando as pessoas, a inclusão e a diversidade

Uma empresa de aço construída por pessoas – com esse mote, a Aperam South America comemora seus 77 anos, em 31 de outubro. A produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono, sediada em Timóteo (MG), faz parte do Grupo Aperam, segundo maior da Europa, e emprega aproximadamente 2.000 pessoas no Brasil, a maior parte delas na Usina Siderúrgica, no Vale do Aço, e as demais na sede administrativa, em Belo Horizonte, e no escritório comercial, em São Paulo, além de 1.000 empregados na Aperam BioEnergia, subsidiária no Vale do Jequitinhonha. A empresa tem uma Política de Recursos Humanos voltada para a valorização e o desenvolvimento das pessoas, que é premiada nacionalmente, e vem se destacando por suas ações de inclusão com diversidade. Força motriz da organização, as pessoas que fazem a Aperam são o foco da celebração do aniversário da empresa.

Frederico Ayres Lima: Buscamos inovar em capital humano para que a Aperam seja líder não apenas em aço e sustentabilidade ambiental, mas também em diversidade e inclusão – Fotos: Elvira Nascimento

“A história da Aperam South America, nesses 77 anos, é construída pelas pessoas que aqui estão e que por aqui passaram”, afirma Frederico Ayres Lima, diretor presidente da companhia. “Com cada ideia inovadora, e no cuidado diário com as diversas etapas do processo produtivo, elas fizeram com que chegássemos à posição de empresa líder no mercado latinoamericano e referência mundial em inovação e sustentabilidade”, comemora.  

Frederico explica o que motivou a escolha do tema deste aniversário: “Especialmente no último ano, nossos empregados demonstraram enorme resiliência, em um cenário tão adverso como o da pandemia de Covid-19; isso permitiu que não parássemos nossa produção, mesmo com as adaptações necessárias em prol da segurança, e nos levou a uma rápida recuperação. Hoje, mesmo em um cenário econômico e ambiental desafiador, com recessão e crise hídrica, permanecemos otimistas. Esse sentimento só existe devido à confiança que temos nos empregados e que eles depositam na empresa, e por isso celebramos, mais do que os resultados, as pessoas que constroem a história da Aperam todos os dias”, ressalta.

No que se refere à pandemia, destacam-se os cuidados com a preservação da saúde e da segurança, que sempre fizeram parte da Política de Gestão da Aperam, e foram bastante reforçados. O projeto “Gestão Covid-19”, desenvolvido pela equipe corporativa, levou a empresa a conquistar a medalha de prata na categoria Segurança do International Stainless Steel Forum (ISSF) de 2021, renomada conferência global do mercado de aço. “Foi possível reduzir os riscos de transmissão entre os(as) empregados(as) e suas famílias, sem comprometer a produção e as entregas aos clientes”, observa Rodrigo Heronville, diretor de Recursos Humanos da Aperam. 

Outra conquista obtida pela empresa, em 2021, foi o segundo lugar no prêmio “Lugares Incríveis para Trabalhar” da Fundação Instituto de Administração (FIA) e portal UOL, no segmento Siderurgia, Metalurgia e Mineração. Já a Aperam BioEnergia, subsidiária que fornece o carvão vegetal usado na produção do aço, conquistou a primeira colocação, pelo segundo ano consecutivo, na categoria Agronegócio. A Aperam se mantém há anos entre as empresas brasileiras que proporcionam o melhor ambiente de trabalho para os empregados, em diversos rankings. Em 2020, ficou entre as 10 brasileiras com “Excelência de Gestão de Pessoas”, dentre 400 empresas analisadas na pesquisa anual da Fundação Getúlio Vargas (FGV) in Company

O excelente ambiente organizacional na Aperam é fruto do estímulo ao trabalho em equipe e à comunicação aberta entre gestores e empregados, que gera motivação e engajamento e possibilita a expressão da criatividade e o surgimento de soluções inovadoras. A empresa ainda oferece um pacote de remuneração e benefícios superiores ao mercado e mantém um Programa de Estágio – atualmente com inscrições abertas para 2022 -, voltado para estudantes de nível técnico e superior em diversas áreas, que forma continuamente novos talentos. Frederico Lima, há seis anos como diretor presidente da companhia, iniciou sua trajetória como trainee, trabalhando na Aciaria, diretamente na produção de aço. Toda a atual diretoria é formada por empregados de carreira, com longa experiência na casa.

O maior destaque da Aperam na área de Pessoas, em 2021, é o seu Programa de Inclusão com Diversidade. Em busca da igualdade de gênero, a empresa tem modificado o panorama de cargos da indústria siderúrgica, historicamente ocupados por homens, e contratado diversas mulheres para postos de trabalho no pátio de matérias-primas da usina, em Timóteo. “Nossa meta é ter um time cada vez mais plural e comprometido com nossos valores”, comenta Rodrigo Heronville. A valorização das diferenças também se dá com a inclusão de pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência e de diferentes raças e gerações, além dos investimentos em capacitação. Em 2021, a empresa lançou o Programa de Formação para Operador(a) Siderúrgico(a) exclusivo para Pessoas com Deficiência, selecionando 30 pessoas, dentre 430 inscritas, para duas turmas que foram iniciadas este mês. Admitidas por seis meses, prorrogáveis por igual período, e fazendo jus a salário e a todos os benefícios, elas estão sendo preparadas de forma teórica e prática para atuar no ramo siderúrgico. 

“Nossa meta é ter um time cada vez mais plural e comprometido com nossos valores”, comenta Rodrigo Heronville

Em clima de comemoração, Frederico ressalta: “A inovação, que é parte do nosso core business e um de nossos valores essenciais, não se resume ao desenvolvimento de novas tecnologias, mas se dá também com a evolução da cultura organizacional, dos costumes, dos modos de relacionar e dos processos de seleção e gestão de pessoas. Buscamos inovar em capital humano para que a Aperam seja líder não apenas em aço e sustentabilidade ambiental, mas também em diversidade e inclusão, em consonância com as demandas da sociedade, fortalecendo a nossa governança”, finaliza.

Sobre a Aperam South America

A Aperam South America é produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono. A partir de uma gestão baseada nos valores: liderança, inovação e agilidade, consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Utiliza 100% de carvão vegetal produzido por sua subsidiária no Vale do Jequitinhonha: a Aperam BioEnergia. A BioEnergia produz e comercializa carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. Desde 2011, integra o Grupo Aperam, segundo maior da Europa, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica, cuja capacidade alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com