Cidades

Anatel muda área de cobertura em Santana do Paraíso para 31

Prefeito Zizinho fez solicitação à Anatel quando ainda era vereador


PARAÍSO
– As ligações para telefone fixo em Santana do Paraíso não precisarão mais ser feitas com o prefixo 33. Isso porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alterou algumas resoluções para que a mudança fosse implementada no município.

A principal delas foi promulgada em 4 de fevereiro deste ano no Diário Oficial da União – a Resolução nº 606 alterou o regulamento de tarifação do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). Na prática, o município de Santana do Paraíso deixou de integrar da área de tarifação 333 (Caratinga) e passa para a área 316 (Coronel Fabriciano), o que viabilizou a mudança do código nacional de 33 para 31. Agora, todas as ligações feitas a partir de um telefone fixo nos municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço serão consideradas como locais.

EXCEÇÃO

Em 2011, a Anatel ampliou o regulamento sobre áreas locais para o Comutado (STFC). A medida garantiu que os municípios pertencentes a uma Região Metropolitana ou Região Integrada de Desenvolvimento (Ride), que tenham continuidade geográfica, tenham o mesmo código nacional de área.

Só que por pertencer à área de tarifação de Caratinga, naquela ocasião, os telefones fixos de Santana do Paraíso não faziam chamadas locais para a região do Vale do Aço, ou seja, apenas quem efetuava ligações de Ipatinga para Santana do Paraíso pagava o preço de ligação local. Já quem ligava do município para as demais localidades do Vale do Aço pagava por ligação de longa distância.

REIVINDICAÇÃO
Ainda quando era vereador, em 2009, Zizinho Duarte (PT) havia protocolado na Anatel pedidos para a revisão na tarifação e no código de área do município. Agora que a mudança se tornou realidade, o prefeito avalia que a medida vai trazer mais economia para a população e para os comerciantes.

“Santana do Paraíso integra a Região Metropolitana e não se justifica o prefixo 33. Dois prefixos vêm causando muitos transtornos para a população, principalmente com a telefonia móvel, tendo que fazer ligações interurbanas dentro do próprio município”, ressaltou.

Assim que assumiu a Prefeitura, Zizinho voltou a encaminhar ofício à Anatel solicitando prioridade na mudança da área de tarifação e do código nacional do município. Como parlamentar, ele chegou a conversar como ministro das Telecomunicações Hélio Costa, no cargo à época.

“Estive em Brasília em janeiro deste ano e na oportunidade pude solicitar agilidade na solução deste problema que nosso município enfrenta e que já se arrastava há muito tempo. Fiquei muito feliz com a notícia, por ser uma reivindicação tão importante que finalmente será concretizada. Agora é aguardar o prazo estipulado pela Anatel para implementação das alterações, que é de 180 dias”, finalizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com