Cidades

Alunos da rede pública de Ipatinga conquistam 17 medalhas na OBA

Alunos das escolas Altina Olívia, Zélia Duarte, Padre Bertollo, Padre Cícero e Deolinda Tavares foram premiados em competição nacional

 

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria de Educação (SME), comemora os bons resultados alcançados pelos alunos da rede municipal que se submeteram de forma espontânea às provas da XXIª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizadas no final do mês de maio. Foram nada menos que 17 medalhas conquistadas pelos estudantes, sendo cinco de ouro, quatro de prata e oito de bronze. O resultado acaba se ser divulgado no site oficial do evento.

Criada há 20 anos pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Olimpíada é um importante referencial de conhecimento, reconhecido pelas mais respeitadas instituições de ensino. Concorrem alunos de escolas públicas e privadas de todo o país.

Entre os alunos da rede municipal de ensino que participaram da OBA, 21 se sobressaíram, sendo 15 do 6º ao 9º ano e mais seis do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, todos classificados com médias acima dos 8 pontos numa prova que totalizava 10 pontos.

ESCOLAS

Os estudantes-destaques são das seguintes escolas: E. M. Altina Olívia Gonçalves, do bairro Iguaçu; E. M. Paulo Freire, do bairro Parque das Águas; E. M. Deolinda Tavares Lamego, do Bethânia; E. M. Padre Bertollo, do bairro Cidade Nobre; E. M. Padre Cícero, do Bom Retiro, e E. M. Zélia Duarte Passos, do Bethânia.

A secretária de Educação de Ipatinga, Eva Sônia Rodrigues, considera “digno de louvor o desempenho não só dos alunos medalhistas como de todos que obtiveram média acima de 80%”. Ela destaca a participação da Escola Municipal Zélia Duarte Passos, localizada no Bethânia, que conquistou nove das 17 medalhas.

“É um número muito expressivo de medalhas. Acredito que o significativo resultado obtido pelos representantes da cidade se deve especialmente aos incentivos que os educandos vêm recebendo desde o início do ano letivo. No mês de abril, em preparação para a OBA, os alunos fizeram uma visita muito produtiva ao Planetário Itinerante. Esse fato aguçou muito a curiosidade de todos, e como já estavam estudando sobre o assunto, ficaram interessados em participar do Simulado. Hoje, colhemos os bons frutos”, disse a secretária.

DESTAQUE

Das cinco medalhas de ouro que os estudantes da rede municipal receberam, uma ganhou o passaporte para participar de uma seletiva para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2019.

O privilégio foi da aluna do 9º ano, Eduarda Maressa Viegas Silva, de 14 anos, que é estudante da Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves, no bairro Iguaçu. Ela obteve o mais expressivo resultado nos exames da OBA.

A nota de 9,5 deu a ela a oportunidade de representar a cidade de Ipatinga em nível Internacional. Devido ao seu feito, a aluna foi homenageada no mês de agosto em uma cerimônia especial organizada pela Secretaria de Educação de Ipatinga, que contou com a presença do prefeito Nardyello Rocha.

“Não só como prefeito, mas também como ipatinguense, me enchi de orgulho por nosso município quando participei da solenidade de homenagem à aluna Eduarda Maressa. Agora me sinto ainda mais honrado de saber que os alunos da cidade conquistaram 17 medalhas dentro da Olimpíada nacional. O desempenho desses estudantes é fruto da alta dedicação de cada um deles e também do trabalho competente dos nossos educadores”, afirmou o chefe do Executivo.

Confira os nomes dos medalhistas ipatinguenses na OBA 2018

 

Escola                                         Aluno (a)                               Medalha

  1. M. Padre Bertollo Daniela Vila Nova               Bronze
  2. M Zélia Duarte Carolina Sabino                     Ouro
  3. M Zélia Duarte Alan de Oliveira                 Ouro
  4. M Zélia Duarte João Victor Santos                       Ouro
  5. M Zélia Duarte Aline Christiny Vieira         Ouro
  6. M Zélia Duarte Arthus Paulo Silva                           Prata
  7. M Zélia Duarte Sarah Luiza Moreira                  Prata
  8. M Zélia Duarte Maria Rita Silva                      Bronze
  9. M Zélia Duarte       Karolyne Korina                     Bronze
  10. M Zélia Duarte Mariana Fernandes                  Bronze

E.M Deolinda                      Estefany Silva                            Bronze

E.M Deolinda                      Luana Santos                                    Bronze

E.M Altina Olívia                         Emanuel Gomes                      Prata

E.M Altina Olívia                         Eduarda Maressa                    Ouro

E.M Altina Olívia                         Ian Pedro Bonfim                    Bronze

E.M Padre Cícero                          Beatriz Aredes                                   Prata

E.M Padre Cícero                          Lucas Gonçalves                     Bronze

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com