Cultura

Alunos da rede municipal mostram talento em festival

IPATINGA – Os alunos da rede municipal brilharam durante as apresentações do 1º Festival de Música e Dança das Escolas Municipais de Ipatinga, que aconteceu nesta terça e quarta-feira. Cerca de 500 alunos apresentaram suas músicas e coreografias sobre o tema “Ipatinga: um cinquentenário em busca da sustentabilidade”. O evento, no teatro do Centro Cultural Usiminas, contou com a participação de pais de alunos, arte-educadores e outros profissionais do ensino.

Para a secretária de Educação de Ipatinga, Leida Tavares, um dos aspectos mais relevantes do evento é o seu caráter didático-pedagógico. “Nossa preocupação é priorizar uma ação educativa interdisciplinar e a integração entre arte, educação e cultura. Estamos proporcionando aos nossos alunos um campo inesgotável para suas potencialidades”, destaca.

Durante os dois dias do festival, as 17 escolas municipais participantes se apresentaram para avaliação do corpo de jurados, composto por artistas de renome na música e na dança da região. No palco, mostraram as coreografias e músicas com letra e melodia compostas especialmente para o evento.

“Estou impressionado com o nível das apresentações. Fiquei realmente surpreso com algumas escolas. Na noite de terça-feira tivemos apresentações com acrobacias aéreas em tecido, que é uma técnica circense”, elogia o integrante do júri Wenderson Godoi, artista da dança contemporânea, co-fundador do Hibridus Dança.

O clima de descontração e companheirismo tomou conta dos bastidores do teatro, segundo a aluna Dhenipher Ferreira Silva de Assis, de 14 anos. “O clima é de competição saudável. Foi um momento de reencontro com os alunos de outras escolas com os quais já estudamos”, revela a moradora do bairro Granjas Vagalume, aluna da Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego.

Também aluna da E.M. Deolinda, Danielly Pereira Reis Silva, de 13 anos, conta que o processo de elaboração das apresentações contribui para o aprendizado. “O trabalho de preparação estimulou muito nossa criatividade e concentração e notamos os resultados em sala de aula”, observa a moradora do bairro Bethânia.

As eliminatórias do 1º Festival de Música e Dança das Escolas Municipais de Ipatinga encerraram-se ontem à noite. A lista com as 10 escolas finalistas será divulgada nesta sexta-feira, dia 3. A final do evento está agendada para o dia 18 de novembro, quando serão eleitas as três melhores coreografias e músicas sobre o cinquentenário de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com