Policia

Além de mortes, tragédia causou danos ambientais

IPATINGA – Um acidente envolvendo uma carreta carregada de combustível deixou três mortos e dois feridos na tarde do último sábado (13). O veículo tombou na estrada que liga as cidades de Ipatinga e Coronel Fabriciano, no trecho conhecido como Morro da Usipa. Outros três veículos acabaram sendo atingidos pelas labaredas.

Por volta das 15:00h, o caminhão Mercedes Benz Actros 2646, da rede de postos Gentil, seguia em direção a Ipatinga quando tombou na pista e pegou fogo. O veículo era ocupado por quatro pessoas: o condutor Florisvaldo de Souza Franco, 44 anos, e os passageiros Miguel Andrade Bonifácio, 21, Pedro Alves da Silva, 37, e Edson Pereira da Silva, 36, todos moradores da cidade de Periquito. Os três primeiros morreram carbonizados, enquanto Edson Pereira foi socorrido em estado grave para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipatinga.

ATINGIDOS PELO FOGO
As chamas se espalharam rapidamente devido ao derrame de combustível na pista e outros veículos foram atingidos. Leidiane de Carvalho Ferreira, que conduzia uma motocicleta, relatou que seguia para Ipatinga quando viu o caminhão e os tanques tombados na pista, já em chamas. O fogo rapidamente atingiu o seu veículo, que foi totalmente danificado.

José Marques de Oliveira, que dirigia um Ford Fiesta, contou que viu o caminhão na pista e, em seguida, uma grande explosão. Ele chegou a engatar a marcha ré, mas acabou perdendo o controle do carro e saiu da pista. Para não ser atingido pelo fogo, saiu do veículo pouco antes do carro ser tomado pelas chamas.

O fogo ainda atingiu um Chevrolet Cruze conduzido por José Mario Pereira, que contou que se deparou com o caminhão já em chamas e que seu carro foi atingido pelo fogo logo após uma grande explosão. O homem disse que saiu de dentro do veículo que já estava em chamas, que o atingiram, lhe causando queimaduras de segundo grau no rosto, braço, pescoço, cabeça e orelha. Ele foi socorrido ao Hospital Márcio Cunha.

Três guarnições do Corpo de Bombeiros foram necessárias para combater o incêndio nos veículos e na vegetação às margens da rodovia. Devido à grande proporção do acidente e do incêndio, foram danificados vários postes de iluminação pública assim como o cabeamento de energia elétrica e telecomunicação. O trânsito na via ficou interditado por mais de 10 horas.

MULTA E INVESTIGAÇÃO
A Polícia Militar Ambiental esteve no local do acidente registrando um boletim de ocorrência relativo aos danos ambientais causados pelas chamas e derramamento de óleo na pista. Até esta segunda-feira (15), o registro ainda não havia sido encerrado devido à necessidade de apresentação da documentação ambiental por parte da empresa responsável pela carga.

Segundo a PMR, a carreta seguia de Belo Horizonte para Periquito, transportando 35 mil litros de gasolina. O tenente Átila Porto, comandante do pelotão de Meio Ambiente do Vale do Aço, explicou que além das causas do acidente, serão apurados os danos ambientais causados pela tragédia.

No entanto, a primeira medida aplicada em desfavor da empresa foi uma multa no valor de R$ 19 mil pelo incêndio florestal. Ontem, um representante da Autoposto Gentil esteve no Pelotão da PM de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos.

Nesta terça-feira (16) é esperada a chegada ao Vale do Aço de uma equipe do Núcleo de Emergências da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para avaliar tecnicamente os danos à vegetação e também à atmosfera e aos lençóis freáticos.

O tenente Porto adiantou ainda que o boletim de ocorrência do acidente será encaminhado ao Ministério Público de Ipatinga, que poderá acionar a empresa na justiça. A Polícia Civil também irá investigar o sinistro e apresentar um inquérito ao Poder Judiciário. “A PM está subsidiando as autoridades com documentos, fotos, registros. Elas vão avaliar os danos causados e a empresa poderá até mesmo ser obrigada a reparar os danos ambientais”, explicou o tenente.

Segundo a lei de proteção ambiental, a multa neste tipo de ocorrência pode chegar a até R$ 50 milhões. O laudo técnico da Secretaria de Meio Ambiente irá lavrar o valor final da autuação que será aplicada ao grupo Gentil. Na empresa, ninguém foi encontrado para falar sobre o caso.

FESTA CANCELADA
O acidente de sábado provocou grande comoção na cidade de Periquito, de onde eram as vítimas fatais. Nesta segunda-feira, a Prefeitura do município divulgou nota de cancelamento da tradicional festa de aniversário da cidade, que tinha programação prevista para os dias 19, 20 e 21 de dezembro, com apresentações musicais dos grupos Fator RG7, Mulher de Banda e Tia Cris e Cia.
“Nossa cidade está de luto. Não há como realizarmos uma grande festa”, afirma trecho do comunicado oficial.


Tragédia envolveu quatro veículos, que ficaram totalmente destruídos

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com