Cidades

Ailton Krenak abre 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Foto: Ailton Krenak é considerado um dos mais destacados ativistas da causa indígena na atualidade

Líder indígena refletirá sobre direitos dos povos indígenas e relação da humanidade com a ‘mãe terra’ na abertura do 9° CBEU

BH – Considerado um dos mais destacados ativistas do movimento socioambiental e de defesa dos povos indígenas da atualidade, Ailton Krenak ministrará na segunda-feira (8), a partir das 19h, a conferência Direitos da Terra e de Humanos também, durante a abertura do 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que terá como tema Redes para promover e defender os direitos humanos.

O evento acontecerá, ao vivo, com transmissão pelo canal canal da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG no YouTube e tradução em Libras.

Krenak é também escritor e jornalista, autor do livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, lançado em 2019 pela Companhia das Letras. Ele pretende abordar a importância das pautas e causas a favor da proteção desses povos, o contexto de preservação da natureza e floresta brasileiras, além de propor novas formas de relação da humanidade com a terra, a qual chama de ‘a nossa mãe’.

PAUTAS

Nascido e morador da aldeia Krenak, na região do vale do Rio Doce, Minas Gerais, etnia que carrega no nome, o conferencista refletirá também sobre a necessidade de haver políticas públicas eficientes para povos originários, as violações a direitos dessas populações, os impactos e as lições da pandemia de covid-19, o atual modelo de desenvolvimento econômico, entre outros temas que norteiam a militância de Ailton desde a sua contribuição, em 1988, para a fundação da União dos Povos Indígenas. O convidado ainda abordará a importância da manutenção do diálogo das Universidades com as aspirações e memória das minorias étnicas.

Em 2016, Ailton Krenak recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na mesma instituição, atualmente leciona as disciplinas Cultura e História dos Povos Indígenas e Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais, ambas de cursos de especialização. Em 2020, recebeu o Prêmio Juca Pato como intelectual do ano.

A programação completa do 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária está disponível no site oficial do evento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com