Policia

Agentes penitenciários fazem protesto em Ipatinga

Na entrada da Usipa, cerca de 20 agentes penitenciários promoveram um “apitaço”  (Créditos: Diário Popular)

IPATINGA –
Os agentes penitenciários da região fizeram um de protesto ontem durante a visita do governador Fernando Pimentel ao Vale do Aço. O movimento aconteceu em virtude da suspensão da greve por ordem judicial e do impasse entre os interesses dos servidores e Estado. Na Usipa, cerca de 20 agentes com cartazes fizeram um “apitaço” e gritaram palavras de ordem durante a passagem da comitiva. Os servidores reivindicam a aprovação da lei orgânica do sistema prisional, o abono fardamento, e ainda reclamam do atraso do cronograma do curso de formação de 2013, entre outras reivindicações. Os agentes também denunciam a superlotação do sistema, e más condições do encarceramento dos presos e de trabalho dos agentes.

CONTRAPROPOSTA
A última contraproposta do governo incluiu a publicação de nova resolução prevendo a criação de grupo específico da carreira de agente penitenciário; definição do cronograma do concurso de 2013, que inclui a conclusão do curso de formação para novembro de 2016 e início das nomeações para este ano; o compromisso de continuidade do treinamento com armas de fogo (TCAF) pela Seds; início dos estudos para alterar o material da carteira funcional de PVC para papel moeda; e a discussão, pela mesa de negociação, das perdas salarias na data-base da categoria.
No que diz respeito ao pagamento imediato do abono-fardamento, o Governo reiterou o compromisso de quitar o benefício integralmente na folha do mês de junho. Porém, os agentes mantiveram o movimento grevista, mesmo sendo obrigados a não paralisarem.

SUSPENSÃO
Estava tudo preparado para que uma greve no sistema prisional ocorresse no último fim de semana. No entanto, uma liminar da Justiça enviada ao Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciários do Estado de Minas Gerais (Sindasp) na última sexta, enfraqueceu o movimento em todo o Estado e os agentes suspenderam a greve.
A decisão do sindicato ocorreu após o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), conceder liminar ao governo de Minas aumentando de R$ 100 mil para R$ 500 mil a multa para cada dia de greve dos agentes penitenciários no estado.

VISITAS
Em nota, a Secretaria de Defesa Social (Seds) informou que a visita nas unidades no último fim de semana ocorreu na maioria das unidades prisionais. A reportagem do DIÁRIO POPULAR apurou junto a familiares de presos que no Vale do Aço houve visitas apenas na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, que contou com a ajuda da Polícia Militar. Nas demais unidades os agentes teriam se recusado a ajudar a PM no procedimento de visitação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com