Policia

Acusado de tentar matar idoso vai a julgamento

Jandiro Dias Lage, 91 anos, foi agredido de maneira violenta: vítima era sogro do então secretário estadual Fuad Noman    (Fotos: Galvani Silva)

IPATINGA – Acontece hoje (12), no Fórum da Comarca de Ipatinga, o julgamento de Robson Crisostomo da Silva Oliveira, acusado de tentar matar um idoso de 91 anos e sua companheira a facadas em 2011. O crime foi registrado no município de Ferros, mas o júri foi transferido para o Vale do Aço a pedido dos advogados do réu.

Na madrugada de 6 de fevereiro de 2011, o casal Jandiro Dias Lage, 91 anos, e Maria Aparecida dos Reis, 38, teve a residência invadida por Robson, que os agrediu de maneira violenta. A mulher sofreu traumatismo craniano após ter sido esfaqueada na barriga e na testa, onde um corte profundo foi feito pelo acusado. Maria Aparecida também teve o rosto desfigurado e, segundo o registro dos fatos, tinha dificuldades até mesmo para falar.

PARENTESCO
Já o idoso foi esfaqueado quatro vezes e teve uma fratura no braço esquerdo, que também foi ferido, além de cortes e hematomas pelo corpo. Devido aos ferimentos, o casal foi transferido para o pronto-socorro do hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

Após o crime, Jandiro se mudou para a capital mineira e veio a falecer um ano depois. O idoso era sogro de Fuad Noman, atual secretário estadual de Coordenação de Investimentos e que na época das agressões ocupava a pasta de Obras Públicas do Governo do Estado.


Maria Aparecida dos Reis, 38, sofreu traumatismo craniano após ter sido esfaqueada na barriga e na testa


PRISÃO

Robson Crisostomo foi detido por policiais militares em casa, após denúncias de moradores que disseram ter visto o acusado no Centro da cidade durante a madrugada. A princípio, ele negou que tivesse cometido o crime, mas com a chegada de policiais da inteligência da PM de Itabira, acabou confessando e dando detalhes do acontecimento. Robson contou que estava sob efeito de drogas e que, ao avistar a janela da casa aberta, pulou e começou a agredir as vítimas. Ele permanece preso há cerca de dois anos, aguardando o andamento do processo.

DESAFORAMENTO
O caso, que chegou a tramitar na comarca de Ferros, terá seu desfecho em Ipatinga. A defesa do acusado pediu o desaforamento do caso, para que o réu pudesse ser julgado em outra comarca. O motivo alegado pelo advogado Bernardo de Souza Rosa para a solicitação foi que o caso gerou uma grande repercussão na cidade e por isso Robson poderia vir a ser prejudicado pelo Conselho de Sentença. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, responsável pela escolha da Comarca, optou então por Ipatinga.

TESE
Para a sessão desta quinta-feira, a estratégia da defesa será tentar desqualificar o crime para uma tentativa de homicídio simples. Robson foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por dupla tentativa de homicídio qualificada.
A defesa de Robson Crisostomo ficará a cargo do advogado Bernardo de Souza Rosa, de Itabira. Já a Promotoria de Justiça terá o reforço do criminalista Jair Colen Filho, de Belo Horizonte, que atuará como assistente de acusação. A sessão será presidida pelo juiz Thiago Grazziane Gandra, da 1ª Vara Criminal de Ipatinga, e terá início às 9h.


Sangue: local onde os ataques aconteceram ficou marcado; crime gerou imensa repercussão

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com