Cidades

Ações conjuntas de combate ao coronavírus ainda sem consenso

IPATINGA – Em uma nova reunião da Comissão de Unidade de Ação Metropolitana, ficaram preestabelecidas ações a serem efetivadas de forma conjunta pelos municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço. Durante o encontro, nesta segunda-feira (29), foi previamente acordado que serão adotados como parâmetros de avaliação a taxa de contaminação (R0) e a taxa de ocupação de leitos da UTI-COVID da Macrorregião Vale do Aço. Além disso, ficou sinalizada a participação dos municípios na Sala de Situação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, para acompanhamento e controle semanal destes parâmetros.

As decisões seguem para aprovação definitiva de todos os membros da comissão. A comissão, instituída pela Assembleia Metropolitana, é composta pelos prefeitos da Região Metropolitana do Vale do Aço (Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo), e representantes da Agência de Desenvolvimento da RMVA, SRS de Coronel Fabriciano e FIEMG Regional Vale do Aço.

ALINHAMENTO

O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, reitera o objetivo das propostas e a fase em que se encontram. “Estamos buscando um alinhamento de todos os municípios com relação ao modelo de tomada de decisões, para que se obedeçam critérios padronizados. As propostas foram amadurecidas e tivemos a adesão prévia de três municípios. Mas somente haverá a aplicação do combinado, caso os quatro municípios façam a adesão plena ao que foi estabelecido. Um dos municípios está levando para o seu comitê de crise. Nos próximos dias teremos a decisão definitiva”, destaca João Luiz.

Segundo o diretor-geral ainda não há discussão referente ao fechamento total da região. “Gostaríamos de deixar bem claro que não se discute neste momento uma possibilidade de lockdown. Já foi assunto em outras reuniões porque havia uma manifestação do Governo do Estado de Minas, no entanto, esta hipótese não está sendo trabalhada pela comissão. Estamos trabalhando em parâmetros para a tomada de decisões. Caso as propostas sejam aprovadas, a partir do momento em que a região sair desta margem de controle, aí a comissão reuniria novamente para buscar ações coordenadas e minimamente padronizadas para a região”, completa João Luiz.

INVESTIMENTOS EM SAÚDE

O superintendente regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Ernany Duque de Oliveira Júnior, informou que o Governo de Minas fará novos investimentos nesta semana para o Vale do Aço. “Foi assinado um termo de cessão de 25 equipamentos para o município de Ipatinga e Hospital Márcio Cunha. A previsão é que até o fim da semana tenhamos 15 respiradores invasivos, 6 não invasivos e 4 cardioversores que serão distribuídos aos dois hospitais da microrregião de Ipatinga, para atendimento à população desta micro e da macrorregião Vale do Aço. As ações de investimento na saúde estão sendo ampliadas com a pandemia. Estão sendo repassados e ampliados recursos da Rede Resposta Hospitalar e do ProHosp, de 75% para 100%. Além de recursos disponibilizados de diária aos leitos de UTI, que chega na casa de R$3 milhões/mês para a nossa região. O Estado está fazendo a sua parte, mas é bom lembrar que ainda estamos em calamidade financeira, e que as medidas estão sendo tomadas com os pés no chão”, informa Ernany.

EM ALERTA

Para o superintendente regional, o Vale do Aço está em situação de alerta. “A região se encontra com uma taxa de ocupação de leitos de UTI elevada. Mas acreditamos que com a chegada dos equipamentos citados e possibilidade de ampliação de outros leitos, a gente entende que nos próximos dias teremos a diminuição desta taxa. Porém o que a gente precisa, principalmente, é manter o distanciamento. Pedimos à população conscientização. Evitem aglomeração, evitem ficar em ambientes fechados, usem máscara, utilizem o álcool gel”, conclui Ernany.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com