Policia

Ácido foi neutralizado, diz Secretaria do Meio Ambiente

Carga da carreta foi parar no Piracicaba: amostras recolhidas do rio mostraram que PH da água não sofreu alteração   (Foto: Bell Silva/Blog O Popular)

 

(Da Redação) – Técnicos do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) analisaram na manhã desta terça-feira (17) a água do Rio Piracicaba, atingida por ácido sulfúrico. Eles concluíram que o produto não alterou o PH da água, e não haverá danos ambientais.
Segundo informações do técnico da Diretoria de Emergências Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Sérgio Sanglard, a carga de ácido transportada pela carreta vazou, atingindo a pista, a canaleta pluvial na lateral da pista e o solo, chegando ao rio Piracicaba.
Após o destombamento do veículo, foi realizada a neutralização do ácido com cal. As equipes de atendimento contaram com o apoio da administração pública de Nova Era, que forneceu máquinas e terra para recobrimento de 5 a 10 centímetros do solo contaminado. Na manhã de ontem, foi feita a retirada do líquido e do solo contaminado, que serão encaminhados para destinação adequada em Estações de Tratamento de Efluente (a parte líquida) e para Aterros Sanitários (a parte sólida).
Outro agente ambientalista da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), Sérgio Zanute, disse que foram analisadas amostras de vários pontos do rio, mas está tudo normal. A Copasa também monitorou os pontos de captação e não constatou alterações na qualidade. Sobre a mortandade de peixes em Nova Era, os ambientalistas explicaram que foram casos isolados de animais que estavam mais perto do ponto de vazamento.

INTERRUPÇÃO
Segundo nota encaminhada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) interrompeu a captação de água próximo ao município de Antônio Dias. Ainda conforme a empresa, não houve interrupção no fornecimento de água para a população, pois os reservatórios estavam cheios.
O gerente da Divisão de Operação e Manutenção Leste da Copasa, Luiz Fernando de Freitas, informou por meio de nota que a região Metropolitana do Vale do Aço não capta água diretamente no rio Piracicaba. Ela é captada em poços aluvionares. Ainda segundo o gerente, não foram constatadas alterações nos parâmetros de qualidade da água.

O ACIDENTE
Na tarde da última segunda-feira (16), a carreta bi-trem carregada com 23 mil litros do produto químico tombou na BR-381, próximo ao trevo de Nova Era, fechou a rodovia e causou o vazamento do material pela galeria pluvial que vai para o rio. Pelo menos 15 mil litros do ácido vazaram pelo leito. O motorista da carreta, Wilson Domingos Júlio, de 60 anos, teve 90% do corpo queimado pela substância e morreu no Hospital João XXIII, em BH.
Ao tombar na pista, os dois tanques da carreta se romperam e o produto químico atingiu uma viatura da Polícia Civil placa HNH-1055, da cidade de Almenara (MG), que seguia para Belo Horizonte. O veículo era conduzido por um escrivão da PC. Ele sofreu queimaduras na cabeça, braços e pescoço e continua internado sem risco de morrer.


Ao tombar na pista, os tanques da carreta se romperam e o produto químico atingiu uma viatura da PC

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com