Cultura

Abertas inscrições para oficina de cultura japonesa

(Crédito: Divulgação)

IPATINGA – O Projeto Cultura Japonesa no Vale do Aço – Oficinas e Mostra de Gastronomia –, tem por objetivo difundir, estreitar os laços de amizade entre o Brasil e Japão, preservar a sua origem das artes milenares, como a Ikebana, arte que utiliza a beleza das flores, folhas, troncos e vasos para fazer belos arranjos, o Origami, arte de dobraduras de papéis, Culinária Japonesa, arte de preparo, montagem e decoração de pratos frios tradicionais e contemporâneos e da Cerâmica Japonesa – Raku, arte japonesa/ forma de cozedura e pós-cozedura de peças cerâmicas como vasos e pratos.

Neste ano de 2014, a novidade é a Pintura Sumi-ê, que também é conhecida como “Aquarela Japonesa” – e é feita com a utilização de pincéis apropriados e tinta nanquim. O diferencial desta técnica para a aquarela ocidental é que as formas e até mesmo os efeitos de luz e sombra são conseguidos através de pinceladas únicas sobre o papel. Muito apreciada no Brasil é uma técnica simples com um retorno imediato até mesmo para aqueles que dizem ter dificuldades em desenhar ou pintar.

Cultura Japonesa é patrocinado pela Usiminas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoiado pelo Centro Cultural Internacional Tikufukai, realização de Yoshiko Inoue Honda, coordenadora das Oficinas Ikebana e Origami Kikuko Inoue, coordenador de Culinária Kenji Inoue, professor de Ikebana Wilian Caldas Trevizani, professora de Origami Jaísa Rodrigues, professor de Culinária Japonesa João Satoru Honda, professor de Raku e Sumi-ê Sebastião Pimenta, produção de Shirley Maclane.

Todas as aulas serão ministradas no Centro Cultural Usiminas, nos dias 09/09, 16/09, 23/09, 07/10,21/10 e 28/10. Serão oferecidas 06 aulas de cada modalidade: oficina de Ikebana (12 vagas), Raku (15 vagas) no horário de 14h às 16h, Pintura Sumi-ê (15 vagas), Origami (12 vagas), no horário de 16h às 18h. Já para a Culinária Japonesa serão oferecidas 3 aulas por turma, cada turma com 15 alunos, no horário de 19h às 21h30.

SERVIÇO
Investimento por oficina de Origami, Ikebana, Sumi-ê e Raku: R$ 30,00, oficina de Culinária Japonesa R$ 50,00. As inscrições para as oficinas começaram ontem, (1º) de setembro. O valor deve ser depositado em nome do Centro Cultural Internacional Tikufukai. Caixa Econômica Federal – Agência 0118 – Conta 1314-1 – OP 003. O comprovante de depósito deverá ser enviado para o email com os dados para efetuar a inscrição.
Contato Produção Shirley Maclane & (31) 8515.1174/9322.0062 shirleymaclane@hotmail.com. Horário: 13h às 18h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com