Cidades

A “roça” do BBB e a invertida de Ipatinga, que viralizou

Seguidora de Bolsonaro, Natália desdenha de cidade governada por prefeito eleito com apoio de seu ídolo: o presidente da República

(*) Fernando Benedito Jr.

Dizer que uma cidade é uma “roça” nunca foi sinônimo de nada pejorativo, ao contrário de “influencer”. Mas como a “influencer” do BBB não deve saber o que é uma roça nem o que é Ipatinga, uma cidade industrial e siderúrgica, está, de antemão desculpada, porque mineiro do interior é assim, não guarda rancor e perdoa fácil. Mas só depois do perdão de Deus, porque quem deixa passar é catraca. A influencer mineira e designer de unhas, Natalia Deodato, de 22 anos, só não vai ser desculpada por ser seguidora do perfil de Bolsonaro no Instagram e de outras páginas conservadoras. O que, aliás, contraditoriamente, a alinha com o governo da cidade que ela desdenhou, eleito com o apoio de Bolsonaro.

À parte as ideologias, “Roça” é o campo, a outra parte da sociedade que não vive no mundo urbano, que trabalha do nascer ao por do sol, com afinco, para produzir o que se come na cidade, para sustentar as metrópoles. É lugar de uma gente quase sempre muito simples, de caráter firme e convicções inabaláveis. O povo da roça é um povo que acumula sabedoria, sabe respeitar histórias e culturas ancestrais. Em Minas, então, estes valores se misturam com outros, como religiosidade, cordialidade e desconfiança, entre outras características muito próprias do povo das montanhas, onde, antigamente, as coisas chegavam por último, e as pessoas tinham que se virar com o que aprenderam ao longo dos anos, com aquilo que os antepassados lhes legaram. Atualmente, muitos são letrados, formados no ensino médio e nas universidades, ao contrário de muito “influencer”

Mas, para mostrar que nem todo “roceiro” é bobo, mané, que foi mais ou menos o que quis dizer a moça do BBB, a Prefeitura de Ipatinga, reagiu rápido e à altura, aproveitou o marketing espontâneo e viralizou nas redes e na mídia empresarial ao responder à sister.

Valeu @deonaty_, Ipatinga precisava mesmo desta levantada de bola, que a Prefeitura soube aproveitar para fazer um belo gol. Eis a invertida:

. Ipatinga no @bbb ? Isso mesmo, fomos citados na telinha.

. Então, pra quem não conhece, vamos dar uma prévia rápida dessa cidade linda, arborizada e super acolhedora.

. Embora tenhamos uma área rural fantástica, que abriga diversos pontos turísticos para passear e curtir bons momentos, não somos uma “roça” @deonaty_! Mas, temos vários ambientes que nos permitem atender a todos os gostos: quem gosta de roça também pode vir pra cá.

. Somos cidade polo e única região metropolitana do interior de Minas;

. Possuímos algo em torno de 270 mil habitantes;

. Temos o 8º maior PIB de Minas Gerais, e o 4º maior do interior do Estado;

. Abrigamos uma grande siderúrgica;

. Estamos entre os maiores potenciais de consumo de Minas;

. 77 escolas de ensino Fundamental e 23 do Ensino Médio; além de faculdades e escolas técnicas;

. 57 estabelecimentos do SUS, além de hospitais e instituições particulares;

Investimos no esporte e temos ótimos espaços e projetos direcionados.

. Que legal já ter competido aqui @iampauloandre.

. Teatro, cinema, shopping, bares variados, e uma vida noturna super animada.

. Ah, também temos a maior área verde localizada em uma área urbana em MG, o Parque Ipanema.

. Bora lá! Quando sair do @bbb, venha conhecer Ipatinga de verdade.

. Temos um povo super acolhedor e será um prazer receber todos vocês.

(*) Fernando Benedito Jr. é editor do “Diário Popular”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com