Cultura

22° Festival da Banana movimenta Pedra Branca

IPATINGA – Cerca de duas mil pessoas marcaram presença no 22° Festival da Banana, ocorrido no último fim de semana, no Pedra Branca, segundo dados da Polícia Militar (PM). Com uma programação especial para toda a família, a festa atraiu visitantes da cidade e de outras regiões, durante os três dias de festival.

Um evento tradicional do município, o Festival da Banana se consagrou como parte do calendário festivo de Ipatinga, ocorrendo, todos os anos, no mês do aniversário do município.
Shows musicais, barracas com comidas típicas, sorteio de brindes, concursos tradicionais como, “Princesinha da Banana”, “Rainha da Banana” “Melhor Prato” e “Barraca mais bem ornamentada”, foram algumas das principais atrações de 2013.

FONTE DE RENDA
Conforme explica o presidente da Associação dos Moradores do Pedra Branca (AMPB), José Sandro Botelho, o evento é uma oportunidade de expor os talentos da comunidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. “As pessoas vêm para o festival, provam os quitutes produzidos aqui e voltam para comprar. Além de ser um momento de festa para os moradores do Pedra Branca, a festa acaba se tornando uma fonte de renda extra”, argumenta o presidente.

Quem comemora são os vendedores das barraquinhas de comidas típicas. Segundo a quitandeira Terezinha da Consolação, que participa há 11 anos como comerciante no festival, o retorno financeiro é certo. “Ficamos esperando o próximo ano, pois é uma forma de ganhar um dinheiro extra e envolver toda a família na preparação da festa”, revela.


Concurso elege Rainha e Princesinha da Banana
Quem faturou o título de “Princesinha da Banana” este ano foi a moradora do Pedra Branca, Esmeralda Damaris. Já a vencedora do concurso “Rainha da Banana” de 2013 foi Monalissa Nascimento de Oliveira. Simpatia, desenvoltura, postura e presença de palco foram os critérios adotados pelos jurados para eleger as meninas.

O melhor prato de 2013 foi o pudim de banana, receita da moradora Meiriane Peres Botelho. Nascida no Pedra Branca, ela é veterana do festival e reconhecida na comunidade por seus dotes culinários.
Finalmente, a barraca eleita pelos jurados como a mais bem ornamenta este ano, foi a do “Barraca do Leandro”, que também faturou o mesmo prêmio ano passado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com