Cidades

Zizinho retoma projeto Amigo Micro No Paraíso

PARAÍSO – O prefeito de Santana do Paraíso Antônio Afonso Duarte, Zizinho, retomou em parceria com a empresa Actcon o projeto Amigo Micro. A iniciativa busca melhorar o desempenho educacional dos jovens estudantes através da inclusão sociodigital e da formação técnica, além da melhoria na qualidade da educação, proporcionando aos alunos o domínio de habilidades fundamentais de leitura, produção de textos e operações matemáticas para o pleno exercício da cidadania e para a minimização das desigualdades socioculturais.

O PROJETO
Em Santana do Paraíso o “Projeto Amigo Micro” foi lançado no dia 16 de maio de 2008 na Escola Municipal José Dias Bicalho Filho. Inicialmente o projeto atendeu alunos da escola e da comunidade com aulas de informática.

A partir de 2009 houve ampliação do projeto para todas as escolas da área urbana e em 2010 para a zona rural e passou a incorporar a estratégia pedagógica aos alunos do 3º ao 5º ano e alunos da Educação de Jovens e Adultos. Em 2011 foi incorporado ao projeto o Sistema Virtus Letramento com novas estratégias e conteúdos para as aulas de Língua Portuguesa e Matemática, aperfeiçoou os mecanismos de acompanhamento e desenvolvimento das competências comunicativas e de cálculo dos alunos.

SUCESSO
Entre os fatores que determinam o sucesso contínuo do projeto, se destacam: a garantia operacional dos laboratórios, professores qualificados em Pedagogia e capacitados no Sistema Virtus, o planejamento integrado com a Secretaria Municipal de Educação, contemplando a realidade das escolas – com a parceria da equipe do amigo Micro na participação de todas as atividades escolares e a vida do aluno.

A Secretaria Municipal de Educação atribui ao Projeto Amigo Micro uma importante parcela de contribuição para o crescimento sustentado do IDEB de 3,4 para 5,1, sendo que o crescimento mais acentuado ocorreu a partir de 2009, exatamente quando o Amigo Micro foi integrado à proposta pedagógica das escolas.

AVANÇO
De acordo com a Diretora de Departamento de Educação Celeste Portes, o Projeto Amigo Micro atende em 2013 cerca de 1.000 alunos. “Este projeto veio para somar, contribuir com a educação em Santana do Paraíso tornando-se parceiro das professoras e da equipe pedagógica das escolas, qualificando o ensino e a aprendizagem. O uso do computador como instrumento didático criou um ambiente de estudo dinâmico e prazeroso para os alunos”.

AMPLIAÇÃO
Para o prefeito Antonio Afonso Duarte (Zizinho) PT, a continuidade do projeto é de fundamental importância. “Santana do Paraíso é uma das cidades mais promissoras e importantes do Vale do Aço. A cidade foi a única na região leste de Minas Gerais, na qual, em 2011, todas as escolas alcançaram suas respectivas metas projetadas pelo MEC, inclusive, superando-as. O município alcançou o IDEB geral de 5.1, projetado pelo MEC para ser atingindo tão somente em 2017, a parceria com a empresa Actcon através da implantação do Amigo Micro contribui muito para este feito”, salientou, adiantando que está estudando uma possível ampliação do projeto. “Hoje em Santana do Paraíso o projeto Amigo Micro atende alunos do 3º e 5º ano, nossa intenção é ampliar o programa para os alunos do 1º e 2º ano, tornando Santana do Paraíso uma referência no ensino para toda a região”, finalizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com