Cidades

Zizinho quer participação popular para democratizar gestão no Paraíso

“A partir do momento que ouvimos a população, que é quem sabe dos seus problemas, buscamos solução e vamos avançar para valer”.

 

PARAÍSO – Após ocupar o cargo de vereador por três mandatos consecutivos em Santana do Paraíso, Zizinho Duarte decidiu que era o momento de lutar pela cadeira de chefe do Executivo. Depois das experiências nos movimentos populares e na comunidade católica, o candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores obteve seu primeiro mandato eletivo em 2000, quando conseguiu dar ao partido também sua primeira cadeira no Legislativo Municipal.
Nascido em Joanésia, Zizinho se mudou para Santana do Paraíso em 1980 para estudar. Vindo de uma família grande, ao sair da zona rural, foi morar com um dos irmãos, que já era casado. Foi quando se instalou no município e nunca mais saiu.
No campo profissional, ele trabalhou como balconista e representante comercial. Por se identificar com a área do comércio, Zizinho manteve por 10 anos uma lanchonete no bairro Industrial. Só largou o ofício quando se elegeu vereador em 2000.

DIÁRIO POPULAR – Como começou sua trajetória política em Santana do Paraíso?
ZIZINHO – Enquanto estudava já possuía uma estreita relação com a comunidade católica, através do grupo de jovens. Além de ministro da palavra e da eucaristia, sempre participei dos movimentos pastorais e populares. O que nos levou a abraçar a política foi principalmente a indignação de ver os políticos no poder não assumindo seu papel verdadeiro, de dar solução para os problemas vividos pela população. Quando entrei na política, foi empurrado pela comunidade, dentro desse desafio de mostrar que quando há interesse político e uma atenção especial com o povo, é possível buscar soluções. Fui um dos fundadores do PT na cidade e o primeiro militante a conseguir um mandato no poder municipal, quando me elegi vereador em 2000.

DP – Qual a relevância de sua experiência como vereador e administrador para o cargo de prefeito?
ZIZINHO – Conseguimos provar para nós mesmos que quando há essa intenção de respeito à população é possível fazer muito. Tenho orgulho hoje de dizer que estou preparado para administrar a cidade. Tive a oportunidade de ser presidente da Câmara de Santana do Paraíso e também da Ucanvaço, que é a união de todos os poderes Legislativos da região. Busquei parcerias para ajudar nosso município, o que resultou em obras e melhorias na infraestrutura. Agora o nosso desafio é avançar na gestão participativa, dando vez, voz e voto para a população. Aposto no potencial do nosso município e, com planejamento, temos tudo para ser uma cidade modelo, para deixar de ser paraíso apenas no papel. E ser uma cidade bela e maravilhosa.

DP – Qual sua estratégia para gerar emprego e renda no município?
ZIZINHO – Nossa meta é criar dois distritos industriais e fazer com que os empresários possam investir no município. O atual foi criado em 1970 e necessita de uma revitalização. Temos que aproveitar que duas importantes rodovias, aeroporto e a linha férrea passam pela cidade. Assim a economia vai crescer e a população vai ter melhor qualidade de vida.

DP
– Como foi a escolha de seu nome dentro do PT?
ZIZINHO – Tive o apoio de mais de 70% dos filiados para ser o nome da legenda nas eleições deste ano. Por ser um dos fundadores do PT, meu nome aparece com naturalidade, apoiado pela população. A adesão à nossa campanha é muito grande, sentimos que o povo aprova o nosso nome e sabe que é o melhor projeto para governar Santana do Paraíso. O PT tem hoje uma grande bancada com 11 deputados estaduais e todos são nossos parceiros, têm colocado seus mandatos à disposição do município para ajudar. Isso é importante, pois o município ainda está em fase de crescimento, precisamos de parceiros para captar recursos. Além da preocupação de fazer projetos, queremos trabalhar uma autogestão, para garantir sustentabilidade. Nesse planejamento e na forma como queremos governar, acreditamos que o município vai crescer. A partir do momento que ouvimos a população, que é quem sabe dos seus problemas, buscamos solução e vamos avançar para valer.

DP – O que fez no papel de vereador que legitima sua intenção de ser prefeito?
ZIZINHO – Consegui provar que sou capaz de administrar recursos públicos, que no caso da Câmara, mesmo sendo pouco, é possível fazer muito. Antes, a Prefeitura nunca tinha recebido verba devolvida pelo Legislativo. Em 2005, quando fui presidente, devolvemos aos cofres públicos R$ 120 mil, salvando o governo de ficar com as finanças abaladas e pagando o 13° salário dos servidores públicos. Conseguimos aprovar ainda recursos para construir a sede do Legislativo, quando pagávamos aluguel pelo espaço que era usado. Além de dar condições à população de ser atendida na Casa. Quando deixei a direção, garanti que houvesse espaço para os vereadores e seus assessores nos gabinetes próprios. Deixamos ainda planejada a expansão para os parlamentares que serão eleitos, já que não teremos apenas 9 e sim 11 no próximo ano.

DP – A região vive problemas crônicos na saúde. O que sua campanha apresenta para a população parisiense?
ZIZINHO – Com planejamento adequado, temos condições de avançar na saúde. Nos dois mandatos que o Partido dos Trabalhos esteve à frente da Prefeitura, criamos estruturas, ou seja, unidades de saúde em quase todas as comunidades. Nós vamos construir unidades nos bairros que ainda não foram contemplados. E vamos aumentar as equipes médicas para dar mais cobertura aos usuários. Mas, para desafogar o atendimento nas cidades polos, queremos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Centro de Santana do Paraíso, que atenda 24 horas.

DP – Quais as outras prioridades que você vislumbra para o Paraíso?
ZIZINHO – Temos projetos específicos para a área de esporte, lazer e segurança. A nossa meta para o esporte é revitalizar os campos de futebol, implantar áreas de lazer e quadras nas comunidades que não têm. Iremos incentivar todos os esportes no município e principalmente o esporte de aventura e o futebol. Por ser a paixão nacional, queremos maior participação nos campeonatos. A segurança só vai ser sentida com mais policiamento na rua. Buscaremos junto aos órgãos de segurança garantir maior cobertura. Queremos investir no social e nas políticas para crianças e adolescentes, com mais espaços de lazer e oportunidades. O nosso propósito é um Paraíso ainda melhor

DP – Como você tem sentido a receptividade da população?
ZIZINHO – A cada caminhada e visita tenho sentido um acolhimento acima da minha expectativa, vejo que com a nossa vitória o município vai avançar para valer. As pessoas estão de braços abertos e recebem nosso projeto. O povo tem sentido a importância do Partido dos Trabalhadores continuar à frente da Prefeitura. Sabe que o projeto vem dando certo e que ele precisa ser aperfeiçoado. Os comícios foram empolgantes e me dá força para continuar a campanha. Posso dizer que se não fosse a militância e a certeza de que temos condição de fazer mais e melhor, não estaria nesse projeto para o município.

DP – Por que considera o seu projeto melhor que o dos outros candidatos?
ZIZINHO – Cresci em Santana do Paraíso e construí minha família aqui. Os meus filhos estudam no município e pretendo exercer meu papel de cidadão na cidade. Aqui é a minha casa e tenho orgulho de ser parisiense, cidade que amo de verdade. O nosso projeto de gestão participativa vai nos dar a oportunidade de construir metas e projetos que refletem o anseio do povo. Vamos fazer uma cidade ainda melhor para nossos filhos e netos, com uma gestão organizada e planejada, a cidade ficará fortalecida. Gestor público pode ter um sonho que seja dele, mas quando ele está empenhado a fazer um governo em prol da população, ele tem que pensar no desejo de todos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com