Cultura

Zambohead e Voz do Brasil se apresentam no Garajão

O Zambohead surgiu em meados de 2006 com o objetivo de fazer um tributo a Chico Science e Nação Zumbi    (Foto: Nilmar Lage)

 

IPATINGA – Chico Science e os grandes nomes do samba-rock serão homenageados na noite deste sábado (4), em Ipatinga, a partir das 22h, quando haverá shows com as bandas Zambohead e Voz do Brasil no Garajão Brüder – casa de shows situada na Av. Zita de Oliveira, no Novo Centro (ao lado do Restaurante Popular). Os grupos se apresentarão na festa que está sendo chamada de “Conexão Recife-Rio”: quem for ao evento vai conferir o que de melhor já foi criado por músicos cariocas e pernambucanos.
A banda Zambohead é um tributo a Chico Science e Nação Zumbi. Formado por músicos de Ipatinga e Timóteo, o grupo foi criado em meados 2006. “Um amigo questionou o porquê de não termos bandas de maracatu e covers de Chico Science na nossa região. Foi aí que notamos essa carência, mobilizamos alguns músicos e montamos o Zambohead”, explica Victor Bretas, baterista do Zambohead e proprietário do Garajão.
O grupo Chico Science & Nação Zumbi existiu até 1997, ano em que o líder da banda faleceu em um acidente de carro quando ia de Recife para Olinda. Chico Science ficou nacionalmente conhecido por fundar, junto com a banda Mundo Livre S/A, o movimento Manguebeat. Ao lado de grupos como Raimundos e Planet Hemp, foi responsável pela “abertura de portas” para o rock brasileiro dos anos 90, sendo uma das mais influentes bandas brasileiras de todos os tempos. Após a morte de Science, Jorge dü Peixe deixou de tocar alfaia na banda, assumiu os vocais e a Nação Zumbi lançou seu primeiro CD em 2000. “Nosso repertório começa com os clássicos do Chico Science e finaliza como os melhores da Nação Zumbi, mesclando, ainda, algumas versões em maracatu de músicas de cantores como Tim Maia, Mano Chao e Jimi Hendrix”, conta Victor Bretas.
O baterista lembra a dificuldade que foi criar o Zambohead, uma vez que a banda toca instrumentos bem característicos do maracatu, como a alfaia. “É bem complexo… foi difícil encontrar músicos competentes e até hoje ensaiamos exaustivamente para sincronizar tantos instrumentos. Apesar das complicações a gente não para, pois gostamos muito do que fazemos e vamos ‘dando jeito’ pras coisas”, concluiu Victor Bretas.

VOZ DO BRASIL
Já o baterista da Voz do Brasil, Tiago Índio, revela que a banda surgiu durante um verão da Bahia. “Estávamos lá e vimos vários grupos de axé se apresentando, mas percebemos que a galera sempre pedia um grupo de samba-rock nos bares. Primeiro éramos três músicos com um samba-rock diferenciado, que não era popular ou de mercado, mas depois vieram outros integrantes e agora a banda está experimentada em vários estilos”, conta Tiago. Os ingressos para festa Conexão Recife-Rio serão vendidos a R$ 10 na porta do Garajão.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com