Cultura

XVI Semana da Astronomia começa com observação de Júpiter e da Lua

IPATINGA – Através de parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o professor de Física do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Campus Timóteo, Weber Feu, a Prefeitura de Ipatinga iniciou na noite de segunda-feira (25) a “XVI Semana da Astronomia no Parque”, com atividades concentradas no Parque da Ciência. O evento está sendo realizado agora porque esta é a época do ano mais favorável à observação dos corpos celestes

Durante a abertura, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como os visitantes do Parque Ipanema, puderam usar três grandes telescópios colocados à disposição dos observadores. Graças ao alinhamento dos astros, os destaques foram a nossa Lua e Júpiter, maior planeta do Sistema Solar (com três de seus 69 satélites naturais conhecidos), plenamente visíveis através das lentes dos equipamentos.

O professor Weber Feu também brindou o público com palestra sobre a estrutura do universo, como é composto, quais são os astros celestes conhecidos, entre outras curiosidades. “Informação é algo que muda a vida de quem recebe. E pode fazer a diferença para uma pessoa se interessar por determinada área de conhecimento. Queremos sempre incentivar as pessoas e principalmente os estudantes a mergulharem mais profundamente na astronomia, e observar o universo é um dos passos para isso. Desde os tempos antigos, as pessoas são curiosas sobre como é composto o nosso céu. Elas usavam no passado os ciclos da lua e do sol para organizar a colheita e até mesmo as festas, por exemplo. Calculavam as posições dos astros para entender o comportamento do clima e das colheitas”, explanou o palestrante.

OUTRAS ATIVIDADES

De 26 a 29 de junho (terça a sexta-feira), a programação da Semana da Astronomia será voltada exclusivamente para os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino que irão frequentar o Parque da Ciência.

As atividades previstas, como projeção de vídeos e jogos, vão acontecer em dois horários: de 8h às 10h e de 14h às 16h. Também está programada uma oficina de propulsão de foguetes, por meio da qual os estudantes vão aprender a construir um veículo que será impulsionado com utilização de materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafas pet, canudos e balões. É o emprego das leis da Física, como a terceira Lei de Newton, segundo a qual para toda ação sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto.

Como está previsto que Astronomia será uma área a ser trabalhada com os alunos até o final deste ano letivo, há ainda a programação de uma oficina de foguetes para os professores, que depois multiplicarão informações aos educandos em sala de aula, através de atividades práticas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com