Cultura

XII Semana da Matemática reuniu mais de 750 alunos

Com o tema ‘Malbatemática’, atividades foram desenvolvidas no Parque da Ciência e homenagearam o célebre matemático brasileiro Malba Tahan

IPATINGA – “Matemática é minha matéria preferida. Então fico muito feliz de poder sair da sala de aula e participar dos jogos, ver exposições e filmes envolvendo a disciplina. Ganhei muito com essa experiência”.

O entusiasmado depoimento é de Júlia Beltrame Loxe Vieira, aluna do 6º ano da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, do bairro Ideal. Ela faz parte dos mais de 750 alunos que participaram nos últimos dias da XII Semana da Matemática promovida pela Secretaria de Educação de Ipatinga e que teve como palco o Parque da Ciência, no Parque Ipanema. Nesta sexta-feira (14), também o prefeito Nardyello Rocha esteve no local e acompanhou um pouco das atividades, interagindo com estudantes das três escolas municipais que estiveram no encerramento da programação.

MALBA TAHAN

O pano de fundo da XII Semana da Matemática foi o escritor e matemático Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, famoso por sua inteligência privilegiada e estratégias especiais que contribuíram para popularizar o estudo na área.

O coordenador do Parque da Ciência, Riler Barbosa Scarpati, conta que todos os anos são feitos recortes dentro da Matemática para escolha do tema a ser abordado durante a Semana. “Um dos nossos objetivos no Parque da Ciência é sempre a popularização do conhecimento científico. Assim é que a nossa equipe achou por bem homenagear o Malba Tahan, que foi o grande divulgador da Matemática no Brasil. As oficinas propostas nesta edição dialogam muito com a proposta dele”, explicou.

ATIVIDADES

Jogo das Correntes, Quadrado Mágico, Problema dos Dez Soldados e Jogo da Velha Humano. Essas foram as oficinas trabalhadas nesta edição com os alunos participantes. O coordenador do Parque da Ciência detalhou que nesta edição foi aplicada uma nova metodologia para o desenvolvimento das atividades. “Dividimos as escolas participantes em equipes de quatro, de forma que os alunos cumpriam um circuito educativo. Em cada momento, um grupo passava por uma oficina, que tinha o tempo regulamentado. Assim conseguíamos que todos os alunos estivessem envolvidos todo o tempo com toda a programação”.

No primeiro momento de atividades no Parque da Ciência, antes de se dividirem em grupos, os alunos puderam desfrutar de uma apresentação teatral com o coordenador do curso de Matemática da Faculdade Doctum, Walter Rangel, caracterizado como Malba Tahan.

PARCERIA

A gerente do Parque da Ciência, Leiriane Cristine Souza, acrescentou que toda a programação foi pensada pela Secretaria de Educação em parceria com a Faculdade Doctum. “A Semana da Matemática é realizada anualmente há 12 anos, mas especificamente nesta edição, com apoio da universidade, os alunos ganharam novas oficinas e também puderam contar com um teatro sobre o tema. Temos que agradecer aos diretores, professores, coordenadores e estagiários da Doctum pela dedicação com os nossos alunos”, fez questão de dizer.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com