Cultura

Xerimbabo recebe cerca de 55 mil visitantes

IPATINGA – Cerca de 55 mil visitantes, entre alunos e professores de escolas de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, além da comunidade, passaram pela exposição “A Vida é Mais!”, encerrada no último dia 1º após 30 dias de portas abertas no Centro de Biodiversidade da Usipa. Recebida dentro do projeto Xerimbabo Usiminas, a mostra realizada pelo Governo de Minas e pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura encerrou as atividades do projeto em Ipatinga, onde promoveu seminários para educadores e concursos entre os estudantes nas escolas.

Para o gerente-geral de Meio Ambiente da Usiminas, Pedro Luis Pereira Ribeiro, o resultado da exposição reforça o compromisso da Usiminas com a educação ambiental. “Há três décadas investimos na formação de novos cidadãos por meio do Xerimbabo. Estudantes, professores e a comunidade que passaram pelas trilhas da exposição ‘A Vida é Mais!’ voltam para casa mais conscientes. A semente da transformação é plantada e, sem dúvida, colhemos os frutos em casa, na escola, em toda a nossa vida.”

RIQUEZA
De forma lúdica, “A Vida é Mais!” encantou os visitantes que passaram pelos nove quiosques temáticos com obras de artistas renomados na região do Vale do Aço. Pelo trajeto, perguntas instigavam o público de todas as idades a refletir sobre a vida e seus mistérios. “O tema vida é muito rico e a exposição conseguiu retratá-lo de forma simples e bela. Nossos alunos ficaram encantados com as obras e as reflexões que foram levados a fazer pelo trajeto”, destaca Rosileia Espíndola, coordenadora pedagógica da Escola Pedacinho do Céu de João Monlevade (MG).

O curador da exposição Lélio Costa e Silva lembrou que o projeto Xerimbabo Usiminas, a partir da sua essência em promover a educação ambiental nesses 31 anos de existência, sempre contou com a arte em sua linguagem. “A mostra se tornou oportunidade ainda mais expressiva para o convite a crianças, adolescentes e adultos conhecerem, apreciar e agregar valores à arte em seus mais variados aspectos.”
Além da cidade de Ipatinga, a mostra também acontece em Itatiaiuçu. O período de visitação será de 24 de agosto a 5 de setembro.

Projeto Xerimbabo

A 31ª edição do projeto Xerimbabo Usiminas é dividida em três momentos. A primeira aconteceu em maio com a realização do seminário para os educadores e abordou o tema “Bios o que foi? O que é? O que será?”. Oportunidade em que os professores foram preparados para atuar como multiplicadores junto aos alunos na sala de aula.

O segundo momento do projeto aconteceu com a abertura das inscrições para os concursos de desenho e fotografia destinados a estudantes das séries iniciais e finais. As inscrições continuam até o dia 10 de julho e os interessados ainda podem enviar seus trabalhos. Mais informações em www.usiminas.com/xerimbabo.

O ponto culminante do Xerimbabo aconteceu de 2 de junho a 1º de julho com a exposição cultural “A Vida é Mais!”, uma realização do Governo de Minas Gerais e Usiminas. Uma oficina de aquarela com 40 vagas foi realizada pela primeira vez durante a mostra.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com