Nacionais

Voto impresso pode ser pautado nesta terça na Câmara

Foto: A Comissão que analisou a PEC recomenda a rejeição da proposta em Plenário

BRASÍLIA – Após deixarem a reunião de líderes que ocorreu na residência oficial da Câmara, no começo da tarde de hoje, deputados afirmaram que o presidente Arthur Lira (PP-AL) definiu que pautará a PEC 135/19, que estabelece o voto impresso, amanhã. No encontro, parte dos líderes também avisou ao presidente da Casa que o projeto defendido pelo governo e proposto pela deputada Bia Kicis (PSL-DF), que anexa uma impressora na atual urna eletrônica, terá dificuldades de ser aprovado.

JÁ É AUDITÁVEL

Ao defender o projeto do voto impresso, a deputada Bia Kicis (PSL-DF), autora da PEC nº 135, afirmou que a mudança permite que o voto seja auditável, mas o atual modelo já permite a realização de auditorias. O relatório de Filipe Barros (PSL-PR) sobre o tema, porém, foi rejeitado pela comissão especial, criada para debater especificamente o tema, por 23 votos a 11. Na sexta-feira (6) passada, o colegiado aprovou o parecer substitutivo que recomenda o arquivamento da matéria.

DIVERGÊNCIAS

Alguns partidos, contudo, estão rachados, como é o caso do PDT, que poderá optar por liberar os deputados para votar livremente. O PROS também está inclinado a liberar os parlamentares. Já no Cidadania, apenas a deputada Paula Belmonte (DF) defende a PEC da Bia Kicis. A congressista tem mantido dissidência em algumas votações no Congresso, o que tem gerado articulações internas de correligionários contra a permanência da deputada na legenda.

DISTRITÃO

Com relação à PEC 125, que visa instituir o modelo de distritão no Brasil e que deverá ser votado na comissão especial nesta semana, o deputado Bohn Gass (PT-RS) sinalizou que a oposição tentará convencer o presidente Lira a mudar o projeto do distritão para retornar o modelo de coligações proporcionais, que vigorou no Brasil até 2017.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com