Cultura

Viveiro Municipal recebe alunos para aula prática

(Fotos: Secom/PMI)

IPATINGA – “Um belo exemplo a ser seguido.” Com essas palavras, a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, saudou um grupo de estudantes do Ensino Médio que, nesta terça-feira (18), reuniu-se no Viveiro Municipal para uma aula diferente. Antes da conversa com a prefeita, eles tiveram aulas sobre meio ambiente, tipos de solo e outros assuntos. Depois puderam colocar em prática seus ensinamentos recebidos junto aos funcionários do Viveiro Municipal, localizado no bairro Jardim Panorama.

Cecília Ferramenta falou para um grupo de aproximadamente 80 adolescentes, alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais Canuta Rosa de Oliveira, do bairro Cidade Nobre, e Nacif Selim de Sales, do Canaã. Ela destacou a importância de as pessoas, desde cedo, se preocuparem com o meio ambiente.

A prefeita abordou também trabalho de recuperação do Viveiro Municipal e da Farmácia Verde, que funciona no mesmo espaço. “A prefeitura faz o que pode, investe em projetos e ações, mas é preciso que as pessoas, assim como vocês, se envolvam com essa causa”, conclamou Cecília.

A ação desta terça-feira deu sequência a um projeto de educação ambiental que envolve as duas escolas da rede estadual, sob coordenação do professor Ronaldo Mota. Desde a semana passada, o Viveiro Municipal tem recebido grupos de estudantes, de manhã e à tarde, para um workshop. Além das aulas ao ar livre, os adolescentes participam também do trabalho de preparação de mudas e de outras tarefas, unindo a teoria à prática.

PLANTIO

Desde a semana passada, aproximadamente 1.500 alunos das Escolas Estaduais Canuta Rosa e Nacif Selim de Sales passaram pelo Viveiro Municipal. Essas aulas diferentes agradaram aos participantes, muitos dos quais sequer sabiam da existência do Viveiro Municipal, onde são produzidas milhares de mudas de diversas espécies, utilizadas para plantios em áreas públicas e também para doação à população.

O projeto de educação ambiental das duas escolas estaduais, com o apoio da prefeitura, terá seu ponto alto nesta quinta-feira. Um grupo de quase 300 estudantes se mobilizará para um plantio de mudas de árvores diversas na área da antiga “Fazendinha”, na entrada do bairro Jardim Santa Clara, na Vila Celeste. A previsão é de que sejam plantadas aproximadamente 1.500 mudas. O encerramento do projeto está previsto para o próximo sábado (22/11), com uma série de atividades no ginásio coberto da Usipa, de 8:00h às 14:00h.

CIDADANIA

Para os estudantes, foi uma experiência muito proveitosa, conforme avaliação do professor Ronaldo Mota, coordenador do trabalho. “É uma aula também de cidadania, pois desperta nos adolescentes a preocupação e o compromisso com a defesa do meio ambiente”, ressaltou.

De acordo com Cecília Ferramenta, “ninguém melhor que os jovens” para assumirem a bandeira do meio ambiente, tanto no dia a dia da escola e em suas casas como também pelas redes sociais. “Ipatinga sempre foi uma referência em meio ambiente, condição que agora estamos resgatando, e com a participação popular vamos avançar ainda mais na busca de uma cidade melhor para todos”, concluiu a prefeita de Ipatinga.


A prefeita Cecília Ferramenta (PT) e professor Ronaldo Mota, no encontro com os alunos de Ipatinga no Viveiro Municipal

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com