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08/11/2012 10h39

Ponte Velha em Fabriciano é interditada pelo DNIT

Técnicos condenaram a construção e afirmaram que ela pode cair; fluxo de veículos entre os municípios está sendo feito apenas pela Ponte Nova

O tráfego de veículos no local fica impedido até que as obras de reparo sejam concluídas pelo governo federal, ainda sem previsão de início      (Crédito: Divulgação)


FABRICIANO
– A Ponte Velha que liga Coronel Fabriciano a Timóteo, pela avenida Tancredo Neves, trecho urbano da BR-381, foi totalmente interditada no início da tarde de ontem (8), depois de uma vistoria feita por técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Durante entrevista à imprensa na tarde de ontem (8), o secretário de Obras do município, Galba Gomes, falou que a avaliação feita pelos engenheiros Ricardo de Freitas e Márcio Gusmão é de que a estrutura ameaça cair em função do rebaixamento longitudinal na pista.

“Fomos informados oficialmente na quarta-feira sobre o resultado da vistoria. Ainda não recebemos nenhum comunicado sobre como vai ser o andamento das obras de reparo. Só tomamos a iniciativa de enviar para as duas pontes guardas municipais para orientar os motoristas”, explicou.

Por ser uma ação emergencial, não foi possível sequer providenciar sinalização informando aos condutores de veículos sobre a interdição da ponte. Galba comentou que as faixas informativas devem ser afixadas já nesta sexta-feira em pontos estratégicos.

“Vamos sinalizar para quem vem de Ipatinga já próximo do Morro da Usipa. O mesmo vai ser feito para quem vem de Timóteo e em outros pontos do nosso município. Não podemos deixar que haja engarrafamento, por isso reforçamos a presença de seis agentes de trânsito na Ponte Nova, para coordenar o tráfego”, contou.
O secretário observou que quem for sair de Ipatinga com destino a Timóteo vai ter que usar o anel rodoviário. Desde o início da tarde de ontem, o fluxo de carros no Centro de Coronel Fabriciano aumentou em quase 50%, informou Galba.

PIRACICABA
A Ponte Velha sobre o Rio Piracicaba foi a primeira alça de acesso feita na região, na década de 50, para ligar Fabriciano e Timóteo, quando os municípios de Ipatinga e Timóteo ainda não eram emancipados.

Por muitos anos, a avenida Tancredo Neves recebeu o tráfego de caminhões, carretas, carros e demais veículos que seguiam pela BR-381, com destino a Belo Horizonte ou à região Leste do estado.
Galba Gomes relatou que com mais de meio século de uso a estrutura da ponte passou por reforma e ampliação. Ele acredita que a parte mais nova está segurando a armação antiga.

Outro agravante que pode comprometer ainda mais a estrutura da ponte é o aumento do fluxo de água do rio Piracicaba, com a proximidade do período chuvoso. Por isso, nem mesmo o tráfego de veículos leves foi permitido no local.

INDEFINIÇÃO
Por ser uma obra de responsabilidade do Governo Federal, ainda não há previsão de quando serão iniciadas as obras de reparo na estrutura da ponte. Os técnicos do DNIT informaram à Prefeitura que vão encaminhar um ofício ao departamento em Brasília pedindo celeridade na elaboração do projeto e licitação das obras.
“Não temos noção de quando a ponte vai ser liberada. Por ser uma obra de ligação entre dois municípios, não cabe à Prefeitura custear, mesmo que a avenida Tancredo Neves seja municipalizada”, justificou.


As rachaduras ao longo da pista denunciam a precariedade da estrutura, que, segundo técnicos do DNIT,
corre risco de desabar

 


Se o fluxo de águas do rio Piracicaba aumentar, a estrutura da ponte pode ficar ainda mais comprometida

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