Cidades

Virada Educação ocupa a cidade e semeia boas práticas

Alunas da Educação Infantil fizeram atividades sobre alimentação saudável durante Virada Educação

IPATINGA
– A Virada Educação de Ipatinga movimentou mais de 70 espaços em toda a cidade, no último fim de semana (24 e 25). Com o objetivo de promover a integração das escolas, comunidades e parceiros, foram realizadas, pela Prefeitura de Ipatinga, aproximadamente 500 atividades, nas unidades municipais e em outros espaços dos territórios, nas zonas urbana e rural, durante os dois dias do evento.

Praças, parques, ruas, bibliotecas, clubes, quadras, espaços culturais, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Referência de Assistência Social foram palco das ações da Virada, que espalharam alegria, emoção, reflexão e múltiplos aprendizados por todos os cantos da cidade.

Fizeram parte da programação apresentações de teatro, de dança, de circo, exposições, oficinas, intervenções artísticas, encontros, cortejos, música, rodas de conversa, jogos e brincadeiras. Além dos estudantes e profissionais da Educação, muitos familiares, pessoas da comunidade, parceiros da Educação Integral e artistas da cidade também marcaram presença nessa grande festa.


Edwilson e Diogo jogam partida de xadrez durante a Virada

PROXIMIDADE
A família da dona de casa Katiúscia Cristina de Souza, de 35 anos, dedicou a sexta-feira (24/06) à programação da Virada Educação de Ipatinga do território do bairro Iguaçu, cujas atividades foram realizadas na Praça da Igreja Católica. Mãe dos estudantes Cassandra, de 8 anos, e Pierry, de 7 anos, da Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé, e também da pequena Lissandra, de 3 anos, que ingressará na rede de ensino no próximo ano, Katiúscia acredita que a iniciativa foi fundamental para unir as famílias à unidade de ensino.

“Sou mãe educadora e estou todos os dias na escola dos meus filhos, auxiliando os professores com as crianças, nos intervalos para as refeições. Hoje conheci muitos familiares e observei que foi de extrema importância esse momento de interação deles com a escola e a comunidade. Todos puderam conhecer de perto os projetos da escola, que têm trazido muitos ganhos para os alunos”, declarou.

Envolver as famílias e a comunidade do entorno das unidades de ensino é um dos principais objetivos da Virada Educação e do projeto da Educação Integral desenvolvido na rede municipal, segundo a secretária de Educação de Ipatinga, Leida Tavares.

“Desde 2013, ampliamos as oportunidades educativas em espaços além da escola, com o apoio de parceiros, para oportunizar aos nossos educandos uma Educação de qualidade, que contemple o desenvolvimento integral deles. E a Virada envolve a comunidade nesse processo da Educação Integral, visando catalisar outros agentes e espaços no processo educativo e consolidar Ipatinga como uma cidade educadora. Esperamos que esse movimento seja constante e que, a cada dia, possamos ter uma Educação e uma cidade mais humanas”, detalhou Leida Tavares.


Oficina de tricô na Escola Nelcina Rosa de Jesus

EDUCADORES
A artesã Patrícia Rosa Moreira ministrou uma oficina de confecção de chaveiros com reaproveitamento de retalhos de tecidos, na Escola Municipal Henrique Freitas Badaró, no Esperança, onde o filho Paulo Renato estuda. “Estou ensinando um pouco do que sei para as mães e alunos da comunidade. O meu trabalho é uma fonte de renda da minha família e poderá ser também de outras pessoas daqui”, contou. “Essa união entre as famílias e a escola, que a Virada Educação nos proporcionou, foi o maior benefício desse evento”, elogiou a moradora do Esperança.


Mãe do estudante Paulo Renato, a artesã Patrícia Rosa ministrou oficina de chaveiro em retalhos para a
comunidade do Esperança

CULTURA AFRO
O Grupo Historiarte reuniu mães e alunos para ensinar um pouco da cultura afro na Oficina de Abayomi, arte de confeccionar bonecas em retalhos de tecidos, sem o uso de tesouras, linhas ou agulhas. “Ainda nos navios negreiros, as escravas traficadas rasgavam as barras das suas saias e com vários nós, improvisavam algum brinquedo para as crianças, a fim de proporcionar alguma diversão”, explicou a oficineira Oswaldina de Oliveira, a Vavá, sobre a origem da atividade.

Vários artistas da cidade também abrilhantaram a festa da Educação. Espetáculos de dança e teatro, oficinas, exposições, intervenções e shows musicais, realizados por profissionais das artes, enriqueceram a programação e estreitaram os laços das escolas com as atividades e espaços culturais locais.

INTERAÇÃO PAIS E FILHOS
Quem participou das atividades da Virada Educação aprovou a iniciativa. O técnico em Edificações, Edwilson Araújo, de 38 anos, pai de Diogo, de 5 anos, concorda que a interação de pais e comunidade do entorno com a escola é fundamental para o desenvolvimento da Educação. Na tarde de sábado (25/06), eles participaram das atividades que aconteceram no Ginásio Sete de Outubro, no bairro Veneza.

“É uma oportunidade única de integração social. Eu e minha esposa sempre tivemos essa preocupação, participamos de perto e visitamos a escola sempre que possível. Acompanhei as melhorias que a unidade de ensino recebeu, com reformas e novos mobiliários. É importante conhecer o professor, a realidade da escola e também ajudar sempre que necessário”, elogiou Edwilson, que aproveitou o evento para fazer uma nova visita à Escola Municipal Infantil Sete de Outubro, que funciona anexa ao ginásio.


Intervenções artísticas dos estudantes da rede municipal

“PÉ DE LIVRO”
Ações de incentivo à leitura também integraram o evento. Dramatizações e contações de histórias fizeram parte do cardápio de quase todas as escolas. As árvores do Sete de Outubro, por exemplo, além de oferecer sombra para as oficinas ao ar livre, também “ofertavam” livros diversos. Carinhosamente chamado de “Pé de Livro”, o cantinho da leitura era um convite para os pequenos soltarem a imaginação no local.

As amigas Kamila, de 9 anos, estudante da rede municipal, e Isabella, de 8 anos, estudante de escola particular, gostaram da ideia e logo se acomodaram para ler novas histórias. “Acho muito legal. Dá mais vontade de ler”, avaliou Kamila. “Esse é um lugar gostoso e ajuda a soltar a imaginação”, completou Isabella.
A primeira Virada Educação da rede municipal de Ipatinga se encerrou no sábado (25/06), às 22h, com um gostinho de quero mais. “Um dos princípios da Virada é que ela não seja apenas um evento que se limita a um ou dois dias, mas que os laços estabelecidos, que o clima de festa e de aprendizagem compartilhada por todo lugar seja mantido e faça parte do cotidiano escolar e da vida da cidade” concluiu a secretária de Educação, Leida Tavares.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com