Cidades

Virada Educação explora espaços públicos da cidade

Cortejo da Virada Educação realizado pela Escola Municipal João Amparo, no Vila Celeste

IPATINGA –
A Virada Educação vai movimentar Ipatinga, nos dias 24 e 25 deste mês. Realizado pela Prefeitura, o evento reúne apresentações de teatro, dança, exposições, oficinas, intervenções artísticas, música, rodas de conversa, jogos e brincadeiras, em mais de 70 espaços da cidade. A programação acontece desde as 8h da sexta-feira (24) até as 21h do sábado (25), com diversas atividades simultâneas.

A Virada Educação é um projeto da Secretaria de Educação de Ipatinga que visa envolver as comunidades escolares e parceiros, em ações nas escolas municipais e em seu entorno. Praças, parques, ruas, bibliotecas, clubes, quadras, espaços culturais, unidades de saúde e demais espaços públicos também serão palco das atividades e apresentações, nos dois dias de evento.

Os estudantes e educadores da rede municipal de ensino participam, com muita animação, das atividades preparatórias para a Virada Educação, que incluem cortejos com fanfarra, panfletagens, passeatas, flash mobs, ensaios, rodas de conversa, intervenções em semáforos e apresentações. Essas atividades funcionam como aquecimento para a Virada e servem também para divulgar o evento, convidando a comunidade à participação.
Além das ações propostas por estudantes e profissionais da Educação, a programação conta com a participação de pessoas das famílias, comunidade, parceiros da Educação Integral e artistas da cidade.

CIDADE EDUCADORA
Conforme a secretária de Educação de Ipatinga, Leida Alves Tavares, a Virada Educação é uma das atividades da Educação Integral da rede municipal de ensino, que visa aproximar as escolas da comunidade do seu entorno.

“As escolas já estão em ritmo de Virada. Ficamos surpresos com a quantidade de atividades propostas para o evento e com as ações de mobilização e divulgação que têm sido feitas com bastante criatividade e envolvimento, não só dos profissionais da Educação e estudantes, mas também de parceiros, famílias, lideranças e outras pessoas da comunidade. Esperamos que esse espírito da Virada e de Cidade Educadora seja constante e que, a cada dia, possamos ter uma Educação e uma cidade mais humanas”, destaca a secretária de Educação.

FEIRA DA EJA
Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos também participam da Virada Educação. Uma das atrações é a já tradicional Feira de Saberes e Sabores da EJA. No dia 25, a partir das 16h, no Parque Ipanema, os educandos da EJA expõem os produtos produzidos nas oficinas interativas que integram a grade curricular da EJA. Essa ação também conta com diversas apresentações culturais.
Este ano, o projeto “Saberes e Sabores da EJA do Campo” foi premiado com a Medalha Paulo Freire, do Ministério da Educação (MEC), como uma das cinco melhores propostas pedagógicas de EJA desenvolvidas em todo o país.


Alunos e educadores da Creche Jardim Santa Clara em intervenção que divulga a Virada Educação

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com