Cidades

Vereadora pede retirada de ovos de Páscoa do mercado

IPATINGA – A vereadora Lene Teixera (PT) solicitou ao Programa de Proteção ao Consumidor de Ipatinga (Procon), a retirada de circulação na cidade de todos os ovos de páscoa da linha Bis XTra+Chocolate, fabricados pela Mondelez Brasil e comercializados pela Lacta. Segundo a denúncia da parlamentar, o produto incita à prática de ofensas gratuitas, o chamado bullying.

A embalagem é personalizável e vem acompanhada por adesivos que propõem que o consumidor “sacaneie seu amigo”. Entre os dizeres, ofensas como morto de fome, fanfarrão, exibido e nerd.
Em Ipatinga, a denúncia foi entregue ao coordenador do Programa de Proteção, Guido Leal Filho. O Procon estadual e ainda a Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais também foram oficiados sobre o fato.

De acordo com Lene, é preciso que qualquer prática que incite a violência, seja ela qual for, deve ser combatida. “Numa época em que se discute tanto a questão do bullying na sociedade, um produto com uma embalagem dessas é um retrocesso”, afirmou.

O ovo está sendo vendido em diversos supermercados e lojas de departamento somente no peso de um quilo por um preço médio de R$ 90,00.

RIO DE JANEIRO
No Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor também acionou a marca Lacta e suspendeu a venda do produto, determinando ainda a apreensão dos ovos de páscoa da linha Bis XTra+Chocolate.

De acordo com a decisão do órgão, a campanha publicitária do produto e a mensagem transmitida em sua embalagem incentivam a discriminação entre crianças e adolescentes. A Secretaria determinou que as vendas do ovo ficarão suspensas até que a mensagem em sua embalagem seja alterada e deixe de conter textos de incitação ao bullying.


Ovo de páscoa da linha Bis XTra+Chocolate, fabricado pela
Mondelez Brasil e comercializado pela Lacta

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com