Cidades

Vereador cobra limpeza da cidade para evitar problemas com chuvas

Apesar da retomada dos serviços de limpeza pública pela empresa concessionária, Dário disse que a cidade “ainda continua muito suja”

IPATINGA – O vereador Dário Teixeira (PT) voltou a cobrar providências da Prefeitura de Ipatinga para uma “limpeza geral” da cidade, que inclui a retirada de lixo e entulhos acumulados em todos os bairros e limpeza e desobstrução de bocas-de-lobo, galerias e redes pluviais. O petista teme que, com a chegada da temporada de chuvas, o “abandono a que a cidade foi relegada nos últimos meses” acabe em problemas como inundações e desabamentos.

Apesar da retomada dos serviços de limpeza pública pela empresa concessionária, após alguns meses sem varrição e coleta de lixo, Dário disse que a cidade “ainda continua muito suja”. O vereador do PT alertou que, se não for feita uma espécie de mutirão para limpar toda a cidade antes das chuvas de fim de ano, vários bairros correm o risco de sofrer problemas. “A Prefeitura não pode ser omissa numa hora dessas”, cobrou.

Dário aproveitou para chamar a atenção para os bairros da Regional 2, como Horto, Santa Mônica e Bom Retiro, cujas redes de esgoto são interligadas à rede pluvial. Conforme o vereador, toda vez que chove forte, várias ruas desses bairros sofrem com o retorno do esgoto pela rede pluvial. “O problema é antigo, e cabe à Copasa e à Prefeitura assumirem suas partes e fazer a separação das redes, mas o governo municipal até agora não tomou nenhuma iniciativa”, criticou Dário Teixeira.

ILUMINAÇÃO
O vereador do PT também cobrou melhorias na rede de iluminação pública. De acordo com Dário Teixeira, as praças e várias ruas dos bairros que integram a Regional 2 necessitam de novas lâmpadas e luminárias. O petista lembra que a população já paga pela iluminação pública, e que se trata também de uma questão de segurança pública. “A escuridão afasta os moradores das praças e impede sua livre circulação pelas ruas”, concluiu Dário.

FERRAMENTA
A Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas aprovou parecer do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais rejeitando as contas referentes ao exercício de 2002 prestadas pelo prefeito de Ipatinga, Chico Ferramenta, diante das seguintes irregularidades: a) abertura de créditos especiais, sem autorização legislativa, contrariando o disposto no art. 42 da Lei 4.320/64; b) o valor repassado à Câmara Municipal excedeu o limite estipulado no inc. II do art. 29-A da CR/88; c) o índice aplicado nas ações e serviços públicos de saúde, apurado em inspeção in loco foi, inferior, ao percentual mínimo de 15% da Receita Base de Cálculo, exigido no inc. III, §1º, do art. 77 do ADCT da CR/88.

O parecer das contas do prefeito será julgado na reunião ordinária do dia 20 de novembro, podendo ser rejeitado, caso obtenha 2/3 dos votos, ou seja, 9 votos do parlamento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com