Cidades

Vale do Aço terá sistema próprio de atendimento do Samu Regional

Arquivo DP

IPATINGA – O Território Vale do Aço vai contar com um sistema próprio de atendimento à urgência e emergências. A implantação do Samu Regional foi confirmada nesta quinta-feira (24) pela Secretaria de Estado da Saúde, que acatou o pedido dos municípios para o desmembramento do Consurge, que agora passará atender apenas às cidades da regional de Governador Valadares.

Com sua central de regulação instalada em Ipatinga, o Cisvales – Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales – vai atender 33 municípios da região, com bases operando também em várias cidades da região.

PECULIARIDADES
O funcionamento do Samu Regional vai movimentar mensalmente cerca de R$ 1 milhão, que serão rateados entre União, Estado e municípios. Cerca de 200 funcionários vão atuar nos atendimentos e deverão ser contratados através de concurso público.

“Foi com muita satisfação que vimos o Governo do Estado acatar a nossa reivindicação. Nossa região é extensa e tem características muito diferentes da regional de Governador Valadares, além de já termos a experiência de funcionamento do Samu em Ipatinga. Certamente, com esse desmembramento, o processo de implantação será agilizado, trazendo benefícios também para a população de 32 cidades, que hoje não contam com esse importante serviço de saúde”, comemora a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta.

PRIMEIRO ENCONTRO
Os prefeitos das cidades que integram o Cisvales terão um encontro às 15hs da próxima segunda-feira (28), no Hotel Metropolitano, em Coronel Fabriciano, quando serão detalhados os procedimentos para a implantação do consórcio regional.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com