Cidades

Vale do Aço tem mais de 300 mil aptos a votar

No Vale do Aço, o município de Ipatinga tem o maior número de eleitores, 175.945. Já o menor é Santana do Paraíso, com 16.073

IPATINGA – Neste domingo (7), eleitores de todo o país irão às urnas para escolher seus candidatos a prefeito e vereador para os próximos quatro anos. Nas quatro cidades que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) – Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo – são esperados mais de 329 mil eleitores.
Esse número representa um aumento de 5% do eleitorado na região em relação às eleições municipais de 2008, totalizando 17.261 novos votantes. Ainda nas quatro cidades, ao todo, 789 pessoas disputam o cargo de vereador e 12 o de prefeito.
O número de cadeiras nas Câmaras Municipais também aumentou. Minas Gerais terá 8.440 vagas para vereadores nas eleições de 2012. São 569 novos lugares em relação a 2008. A partir de 2013, Ipatinga passará a contar com 19 vereadores, Fabriciano 17, Paraíso 11 e Timóteo 15 representantes. O aumento se deve a determinação constitucional – a composição nas câmaras de todo os municípios do Brasil ocorre com base no número de habitantes.

VEREADORES
Neste ano, o Partido dos Trabalhadores (PT) foi o que mais lançou candidaturas a vereador na região: 93, ao todo. Conforme determina a cota de gêneros, em média, 30% dos candidatos da região são do sexo feminino. Santana do Paraíso tem a maior porcentagem: dos 84 candidatos na cidade, 39 são mulheres.
Elas também são a maior parte do eleitorado. No Vale do Aço, mais de 172 mil mulheres são esperadas neste domingo, enquanto o número de eleitores homens não chega a 160 mil.

OUTRAS CIDADES
Os municípios em torno do Vale do Aço, o chamado Colar Metropolitano, também possuem números expressivos. Juntas, cidades como Belo Oriente, Ipaba, Açucena e Antônio Dias somam mais de 200 mil eleitores.
Jaguaraçu é a cidade que tem o menor número de votantes da região: 2.766 eleitores. Lá também foi uma das poucas cidades do Brasil que registrou apenas uma candidatura a prefeito. Márcio Lima (PR), atual prefeito, disputa sozinho a vaga no Executivo local.

VOTAÇÃO

A votação será aberta oficialmente às 8h da manhã e encerrada às 17h. Para votar, o eleitor deverá levar um documento oficial com foto, não sendo necessária a apresentação do título de eleitor, a não ser em caso de justificativas, em que a apresentação do título é obrigatória.
Caso o eleitor não saiba seu local de votação, os cartórios eleitorais de toda a região estarão de plantão durante todo o domingo para tirar dúvidas e também atender às denúncias.
No dia da votação, qualquer manifestação que não seja individual e silenciosa é considerada boca de urna. A distribuição de materiais de propaganda política, como santinhos ou brindes, ou de qualquer outro ato que alicie ou interfira diretamente na vontade do eleitor, não é permitida.
A legislação proíbe também a aglomeração de pessoas vestidas com roupas de partidos políticos durante as horas em que a votação acontece, e poderá levar o praticante a ser punido com pena de seis a um ano de detenção, pagamento de multa ou prestação de serviços comunitários.

COLA
A utilização de colinhas é autorizada somente dentro das cabines de votação. Celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de comunicação ou qualquer aparelho que comprometa o sigilo do voto estão proibidos.
Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.
Neste domingo, das 6 da manhã até às 18h fica proibida a venda de bebidas alcoólicas. Este ano, ficou a cargo dos Tribunais Regionais Eleitorais de cada Estado estabelecer ou não a chamada Lei Seca. A proibição vale para bares, boates, hotéis, restaurantes, lanchonetes, clubes recreativos, salões de festas, quiosques, demais estabelecimentos comerciais e similares.

 

Candidatos preferem votar durante a manhã
(Da Redação)
– Os postulantes ao cargo de prefeito nos municípios do Vale do Aço reservaram a parte da manhã para votarem neste domingo (7). Em Ipatinga, a candidata Rosângela Reis (PV) vota às 8h, na E. E. Márcio Cunha, no bairro Horto.
Por volta das 10h, o peemedebista Jésus Nascimento vai comparecer ao Colégio São Francisco Xavier, no bairro Cariru. No mesmo horário, a candidata Cecília Ferramenta (PT) vota na E. E. Dona Canuta Rosa de Oliveira Barbosa – antigo colégio Polivalente de Ipatinga, no bairro Cidade Nobre.
Em seguida, a petista segue para a Escola Educação Criativa, no bairro Cidade Nobre, onde seu vice, Coronel Ramalho (PRB), vota às 10h30, e por último, às 11h, acompanha o ex-prefeito Chico Ferramenta na E. E. João XXIII, no bairro Iguaçu.
O último candidato a votar é Daniel Cristiano (PCB), que irá comparecer ao bairro Ideal, onde vota, às 11h21.

Fabriciano
O candidato da coligação ‘Fabriciano Quer Mais’ Celinho do Sinttrocel (PCdoB) vota entre 10h e 11h na sede do INSS de Coronel Fabriciano, na rua Boa Vista, próximo ao Fórum. Rosângela Mendes (PT) votará às 9h30, na Escola Estadual Geraldo Perlingeiro de Abreu, no bairro Floresta.

Timóteo
O primeiro a votar em Timóteo é o candidato a prefeito da coligação ‘Somos Todos Mais Timóteo’, Sérgio Mendes (PSB), que às 8h30 comparecerá à Escola Estadual Anna Letro (Polivalente), no bairro Quitandinha. O seu opositor Keisson Drumond (PT) vota às 9h15, na Escola Municipal Joaquim Ferreira, no bairro São José.

Belo Oriente
O candidato petista Humberto Lopes vota às 14h na Escola Estadual José Lagares de Lima, no bairro Santa Terezinha. Já Pietro Chaves digitará seu número na urna às 15h, na Escola Estadual Tancredo Neves, no distrito de Perpétuo do Socorro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com