Cidades

Vale do Aço recebe nova leva de médicos cubanos

Yunia Velazquez Perez e Manuel Hugo Felpeto Fuentes, com a prefeita Rosângela Mendes, são os novos profissionais em Fabriciano


(DA REDAÇÃO) –
As prefeituras de Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Belo Oriente, Sobrália, entre outras, receberam esta semana mais uma leva de médicos cubanos contratados pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal. Os novos profissionais foram recebidos pelos prefeitos das respectivas cidades.A previsão é que os médicos comecem a atender na próxima semana nas Unidades Básicas de Saúde.

Em Coronel Fabriciano, a prefeita Rosângela Mendes recepcionou os profissionais cubanos. Com a chegada dos novos médicos, Fabriciano passa a contar com cinco médicos cubanos e 19 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com expectativa de aumentar as ESF para 21 equipes no próximo ano. No total, o município recebeu sete profissionais de saúde pelo “Mais Médicos”, sendo dois médicos brasileiros e cinco cubanos.

Os novos médicos cubanos são Yunia Velazquez Perez e Manuel Hugo Felpeto Fuentes. O local onde vão atuar ainda não foi definido. Com vasta experiência médica, especialmente em medicina familiar, os médicos cubanos acumulam trabalhos em outros países, como Venezuela.

“Nesses primeiros dias, os médicos cubanos vão conhecer as Unidades de Saúde, o Casam e o Centro de Especialidades e Programa de Saúde (Ceps). Fizemos questão de recebê-los com muito carinho. Temos certeza de que eles contribuirão muito para a saúde em nosso município”, afirmou a prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes.

PARAÍSO

Uma equipe da Prefeitura de Santana do Paraíso foi a Belo Horizonte recepcionar o médico designado para a cidade. Ele foi recebido com muita alegria por servidores, vereadores e representantes do Gabinete, já que o prefeito Zizinho encontra-se em Brasília. O médico que vai trabalhar na cidade é Francisco Duglas Alvaro Gonçalves. Ele tem 38 anos e veio de Havana, onde atuava como médico há 14 anos. Francisco já participou em missões humanitárias no Haiti, em 2001. O médico é especialista em Medicina da Família e da Comunidade, desde 2002.

O médico irá atender na cidade, por três anos, dentro do Programa, que faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde e prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

O novo médico começa já na segunda-feira (9) e inicialmente ele vai atender no Posto de Saúde da Família do Centro da Cidade. Francisco Duglas ficou contente com a acolhida e disse que vai se empenhar para dar um bom atendimento ao povo e aprender ao mesmo tempo com os colegas médicos e com a prática, já que aqui no Brasil há doenças que não são conhecidas em Cuba. “Viemos para ajudar, agradeço à iniciativa da presidenta Dilma, que possibilitou a nossa vinda para trabalharmos pela melhoria dos indicadores da saúde. Não viemos competir com os médicos brasileiros, estamos aqui para ajudar. Somos parceiros”, salientou Francisco.

BELO ORIENTE
As médicas cubanas Jacqueline Delgado Echezarreta e Siebel Medina Poveda, integrantes do programa federal “Mais Médicos” e especializadas em Medicina da Família, foram recebidas nesta sexta-feira (6) pelo prefeito Pietro Chaves (PDT) e o secretário de Saúde, Juninho do Zé Sinval. As duas profissionais reforçam as equipes do Programa Saúde da Família que já atuam na Sede e nos distritos de Cachoeira Escura, São Sebastião de Braúnas e Bom Jesus do Bagre. “Essa parceria é muito importante para melhorar ainda mais a saúde em nosso município”, sintetizou o prefeito.


Francisco Duglas Alvaro Gonçalves (de camisa xadrez), vai trabalhar no Paraíso e já participou de missão
humanitária no Haiti

 


As médicas cubanas Jacqueline Delgado Echezarreta e Siebel Medina Poveda, o prefeito Pietro Chaves
e o secretário de Saúde, Juninho do Zé Sinval

 

Ipatinga abre processo seletivo para cirurgiões
IPATINGA – A Prefeitura Municipal abre novo processo seletivo com objetivo de recompor os quadros da saúde. Nesta segunda (09) e terça-feira (10), o município estará com inscrições abertas para médicos cirurgiões interessados em atuar na área de urgência e emergência. São ofertadas cinco vagas, com carga horária de 24 horas semanais em regime de plantão e salário base de R$ 5.486,40, mais benefícios. As contratações irão recompor os quadros do Hospital Municipal Eliane Martins, de Ipatinga.

CRITÉRIOS

Os interessados deverão procurar o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, no 3º andar do prédio da PMI, de 9h às 17h, somente nos dias mencionados. Os profissionais precisam ser registrados junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) e comprovar especialização em cirurgia. O processo seletivo constará de prova de títulos, de caráter classificatório, e exame médico. O Edital de Processo Seletivo nº. 13/2013 está disponível no Portal Cidadão da PMI – www.ipatinga.mg.gov.br, no link “Diário Oficial”.
O resultado da prova de títulos será divulgado pelo site da Prefeitura e no quadro de aviso da Secretaria Municipal de Saúde, a partir do dia 12 de dezembro. A lista definitiva de aprovados será divulgada no dia 16 deste mês.

REESTRUTURAÇÃO

De janeiro a novembro, a Prefeitura de Ipatinga convocou mais de 500 profissionais aprovados em concursos públicos e processos seletivos de diversas áreas, para recomposição e regularização de vínculos na área da saúde. Boa parte destes profissionais foi destinada ao Hospital Municipal, que teve 14 leitos de internação adulta reabertos, de um total de 22 desativados pelo governo anterior.
Em 2013, o município reativou o serviço de diálise para pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e colocou em funcionamento o tomógrafo, além de recuperar R$ 9 milhões em recursos para a reforma e ampliação do hospital de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com