Cidades

UTIs de hospitais da região tem eficiência reconhecida nacionalmente

IPATINGA – O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier, recebeu a certificação Top Performer para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), concedido em 2020, pela Epimed Solutions em parceria Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). A mesma certificação foi dada ao Hospital Metropolitano Unimed.

O selo atesta que as UTI’s adulto gerenciam e mantêm os melhores resultados clínicos com aplicação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes, contribuindo de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade.

De acordo com os protocolos utilizados pela Epimed Solutions, para a conquista do selo são avaliados vários critérios. Entre os principais indicadores estão os desfechos clínicos, especialmente as taxas de mortalidade e a duração da internação na UTI. Para a correta interpretação destes parâmetros, avaliações risco ajustadas com o uso de escores e modelos preditivos são essenciais.

Equipe de cuidados intensivos do HMC com o certificado da Epimed

HMC

“Buscamos implantar e manter sistemas de inovação que nos possibilitem identificar o perfil dos pacientes da UTI e, assim instituir medidas de prevenção dos agravos a saúde, implementar ações de melhoria do cuidado, reduzir o tempo de internação e melhorar a experiência do paciente”, afirma Marconi Franco da Silveira, gerente das Unidades de Cuidados Especiais do Hospital Márcio Cunha.

O sistema de gerenciamento e desempenho de UTI’s é considerado uma forma de coordenação e controle da eficiência das unidades em todo o mundo. 

“Sermos contemplados, por mais um ano, com o selo Top Performer, confirma a eficiência do trabalho diário desenvolvido pela equipe da unidade e reforça que segurança assistencial e o cuidado com os pacientes são prioridades da Instituição”, completa Marconi.

UNIMED

O médico cooperado e coordenador da UTI Geral do HMU, Dr. Marco Antônio Nazaré Castro, explica que a conquista é o resultado de uma série de fatores, somados ao trabalho de toda equipe. “A UTI do Hospital Metropolitano Vale do Aço foi contemplada como selo UTI eficiente pela Epimed Solutions ( empresa de relevância especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas que melhoram a a eficiência do atendimento e segurança do Paciente ), concedido às unidades de Terapia Intensiva de todo País que apresentam boa eficiência de acordo com a Matriz de Eficiência gerada pelo sistema. Uma UTI eficiente apresenta taxas de mortalidade baixas com utilização adequada de recursos , levando-se em conta a classificação de gravidade dos doentes admitidos na Unidade. A Epimed está presente em 500 hospitais da Europa e América Latina , 90 unidades foram certificadas ( 6,7%) o que mostra a importância dessa  certificação. Apesar de todas dificuldades geradas pela Pandemia além do selo Epimed , também confirmamos nossa certificação pela ONA. Isso tudo só foi possível pelo empenho e dedicação de cada colaborador que ali atua, transmitindo assim o nosso sentimento de gratidão a cada um”, afirmou.

Além de toda a estrutura já existente na UTI Geral do HMU, após o início da pandemia da Covid-19, A Unimed se reestruturou e montou uma UTI voltada exclusivamente para os pacientes em tratamento da doença. A unidade hospitalar tem se destacado no enfrentamento da patologia, com um alto índice de pacientes recuperados, baixa permanência de internações e baixo número de óbitos.

ATENDIMENTO OURO

O selo é oferecido pela Epimed Solutions – empresa especialista em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas – por meio do sistema Epimed Monitor, e validado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). O sistema Epimed está presente em cerca de 1.000 UTIs, de mais de 500 hospitais da Europa e América Latina.

A conquista do selo confirma a eficiência do trabalho diário desenvolvido pela equipe da unidade. “O selo Top Performer reflete o empenho dos colaboradores da UTI do HMC com a qualidade e o compromisso no atendimento ao paciente. A certificação tem validade de um ano e continuaremos dedicados a preencher os requisitos necessários para garantir a excelência. Esse ano inauguramos a UTI 3 e já implementamos as medidas para atingir do selo ouro”, conclui Marconi Franco da Silveira, do HMC.

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