Cidades

Usuários pedem melhorias de estradas da zona rural de Ipatinga

IPATINGA – Os usuários das estradas da zona rural de Ipatinga estão reivindicando do governo municipal a melhoria das vias, que estão sem manutenção há bastante tempo e tiveram as condições de tráfego agravadas pelas chuvas do início do ano. Desde o último semestre do ano passado não há serviços de patrolagem, recomposição de calçamento com escórias ou qualquer outra iniciativa para resolver a situação.

PREJUÍZOS

Praticamente todas as vias que ligam a cidade ao Ipaneminha, Ipanemão, localidades e povoados próximos estão intransitáveis, com inúmeros buracos e grandes sulcos abertos pelas enxurradas. As condições lastimáveis prejudicam os moradores, sitiantes, visitantes, usuários do transporte coletivo e praticantes de ciclismo que utilizam as estradas da região. A economia local baseada na produção de derivados de leite e hortifrutis, assim como o turismo rural também são penalizados com a falta de manutenção das vias.

RISCOS

Os riscos de acidentes e danos materiais são outros agravantes, já que na tentativa de se desviarem dos buracos, os motoristas, motociclistas e ciclistas podem perder o controle dos veículos.

No trecho asfaltado que liga o Parque das Cachoeiras ao Condomínio das Águas, o mato invade a pista e dificuldade a visibilidade num trecho de estrada com muitas curvas acentuadas.

CAMINHOS DO VALE

As estradas da zona rural de Ipatinga, até o ano passado, foram beneficiadas pelo programa Caminhos do Vale, desenvolvido pela Usiminas em parceria com os governos municipais, que em 5 anos de atuação foi responsável pela recuperação de mais de 2,3 mil quilômetros de estradas rurais, em vários municípios, utilizando de 2,8 milhões de toneladas de agregado siderúrgico aplicado, evitando o depósito do material em aterros, e 1,3 milhão de pessoas beneficiadas.

O programa, entretanto, foi interrompido e, em Ipatinga, desde meados do ano passado as estradas se encontram em condições de abandono. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com