Esportes

Usipa é campeã do Mineiro Dangai

A competição reuniu 415 atletas de 18 clubes/academias do estado, e foi sediada no ginásio do clube tricolor  
(Crédito: Jane Aguiar)

IPATINGA – A Usipa/Pitágoras faturou, por equipe, o título do Campeonato Mineiro Dangai e o vice-campeonato Mineiro Sênior de Judô. A competição reuniu 415 atletas de 18 clubes/academias do estado, e foi sediada no clube tricolor.
Pelo Mineiro Dangai, a Usipa foi a grande campeã com 377 pontos, somando 26 ouros, 17 pratas e 5 bronzes. O Judô São Geraldo (Belo Horizonte) ficou em segundo e o Minas Tênis Clube em terceiro lugar. No resultado geral do Mineiro Sênior, o Minas superou a Usipa garantindo o ouro por equipe.

CAMPEÃO
O judoca usipense Nilton Eduardo sagrou-se o campeão Mineiro Sênior pela categoria super ligeiro (até 55kg), classificando-se para o campeonato Brasileiro Sênior de Judô, que acontecerá em Natal (RN), no final de setembro.
Para o coordenador de judô da Usipa/Pitágoras, Hevilmar Rocha, os dois campeonatos “retratam os desafios que todos nós enfrentamos no nosso dia a dia. Aqui os judocas vivenciam a prática do esporte e têm a oportunidade de se sentirem melhores preparados para as grandes competições e também para outras dificuldades que a vida lhes oferece”, ressalta.
Além da Usipa/Pitágoras participaram mais 17 equipes mineiras: Judô São Geraldo, IBIS/CEJOC, Minas Tênis Clube, Avança Judô, São Clemente, Praia Clube, Colégio Santo Agostinho, Salgueiro, ACM, CRES/SEMEL, Holístico, Dojô, Judô Águia Branca, Judô Matsunaga, Clube Fitness e Unipac.

DANGAI
O Campeonato Mineiro leva o nome Dangai, palavra que em japonês significa “faixa branca à marrom”, cores que antecedem a faixa preta no judô. No Dangai, as lutas são divididas de acordo com a cor da faixa de cada judoca e não somente pela categoria como nas outras competições. Desta forma, os atletas são divididos pelas faixas nas quais estão em quatro níveis: branca/cinza/azul, amarela/laranja, verde/roxa e marrom/preta.

Classificação por faixas

Branca/Cinza/Azul
1º lugar para o Judô São Geraldo, 2º para o São Vicente e 3º lugar para a Usipa.
Amarela/Laranja
1º lugar para a Usipa, 2º para o Judô São Geraldo e 3º lugar para o Avança Judô.
Verde/Roxa
1º lugar para o Minas Tênis Clube, 2º para a Usipa e 3º lugar para o Avança Judô.
Marrom/Preta
1º lugar para o Minas Tênis Clube, 2º para o Salgueiro e 3º lugar para o CRES/SEMEL.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com