Cidades

Usina de asfalto começa a funcionar em Timóteo

Crédito: ACS/PMT

TIMÓTEO – A Secretaria de Obras, Habitação e Defesa Civil de Timóteo iniciou os trabalhos de pavimentação asfáltica com a utilização da Usina de Asfalto. O equipamento está funcionando em caráter experimental até os ajustes finais de operacionalização.

A Usina de Asfalto foi usada nesta quinta-feira (18) para a pavimentação de um trecho de 100 metros de extensão no início da avenida Ana Moura, no bairro Timotinho. No local, foram utilizadas cinco toneladas de asfalto para a pavimentação. Nesta sexta-feira (19), será feita a cobertura asfáltica na Rua 14, no bairro Eldorado, caso não chova.

Adquirida este ano, a usina de asfalto do município tem capacidade para produzir até 30 toneladas por dia, o que representa uma capacidade de cobertura de 750 metros quadrados diários. “O equipamento será usado em novas pavimentações e na recuperação de ruas em todas as regionais da cidade, inclusive em operações de tapa-buraco”, explicou o secretário municipal de Obras, Habitação e Defesa Civil, Galba Gomes.

De acordo com o secretário, a usina de asfalto agilizará o atendimento das demandas da comunidade. “A usina servirá para a pavimentação das estradas que não possuem nenhum tipo de tratamento no perímetro urbano, além da recuperação da malha asfáltica. Como a demanda é grande, a determinação do prefeito Keisson Drumond é de não medir esforços para suprir, de forma gradativa, obedecendo a um cronograma que priorize as vias em condições mais precárias e com volume maior de tráfego”, explica Galba Gomes.

O município investiu R$ 279 mil na aquisição da usina de asfalto – composta por tanque de emulsão, misturador, rolo carneiro, rolo chapa e máquina acabadora – realizada por meio de licitação, na modalidade pregão presencial, sendo vencedora a empresa Conishi Máquinas e Equipamentos Rodoviários Ltda.

A prefeitura já licitou, na modalidade de pregão com registro de preço, a matéria-prima (pó de pedra, brita e emulsão asfáltica) para produção do asfalto. A operação para produzir é feita por uma equipe de três homens, e para a pavimentação, são necessários cinco trabalhadores.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com