Cidades

Usiminas tem mais 50 anos pela frente, diz Anastasia

Ao lado de Cecília Ferramenta, Anastasia inaugurou a galeria com a linha do tempo da siderúrgica   (Crédito: Omar Freire/Imprensa MG)

(DA REDAÇÃO) – O governador de Minas, Antonio Anastasia, participou ontem (26), em Ipatinga, da solenidade de comemoração dos 50 anos da Usiminas, um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. As obras de implantação da Usina Intendente Câmara começaram em 1956, com a presença do presidente Juscelino Kubitschek. Inaugurada pelo presidente João Goulart, em outubro de 1962, foi privatizada em 1991, se tornando a primeira empresa estatal a ser repassada à iniciativa privada.

ESTRATÉGICA
Em entrevista, Antonio Anastasia ressaltou o papel da empresa para o desenvolvimento social e econômico do Estado, sobretudo por agregar valor a produtos primários como o minério de ferro.
“A Usiminas é uma das empresas mais estratégicas e importantes não só de Minas, mas do Brasil, porque incorpora uma tecnologia de primeiro mundo e, fundamentalmente, por ela processar aquela que é a grande riqueza de Minas Gerais, que é o minério de ferro, transformando-o em aço, que serve de matéria-prima para os produtos acabados de nossa indústria, dos nossos veículos, das nossas locomotivas, dos nossos helicópteros e de tantas outras empresas que temos em nosso Estado. É um cinquentenário muito importante, porque rememora a saga de Juscelino Kubitschek, que lançou aqui o início desse empreendimento. E agora nós teremos certamente outros 50 anos pela frente, com muito sucesso”, afirmou Antonio Anastasia.
O governador foi recebido pelo diretor presidente da Usiminas, Julián Eguren, pelos representantes dos acionistas Shoji Muneoka (Nippon Steel & Sumitomo Metal) e Paolo Rocca (Techint), pelo embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, pelo cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Masaru Watanabe, e pelo presidente do Conselho de Administração da Usiminas, Paulo Penido. A prefeita eleita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, também compôs a mesa da cerimônia.

HOMENAGENS

Anastasia chegou ao auditório do Centro de Formação Profissional Rinaldo Campos Soares (antigo CDP), acompanhado de Maria Estela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek e uma das homenageadas durante o evento, ao lado de antigos funcionários da siderúrgica. O governador autografou a publicação comemorativa dos 50 anos da Usiminas.
Antonio Anastasia descerrou a placa em comemoração ao cinquentenário da empresa, seguindo da cerimônia japonesa Kagami Wari (abrir o espelho), que é realizada nas festividades tradicionais com o objetivo de atrair sorte, prosperidade, felicidade e sucesso. Os convidados receberam um martelo (kizuchi) e quebraram a tampa do barril de madeira (Taru), cheia de saquê, para um brinde. No final da solenidade, o governador fez o descerramento do painel da linha do tempo da Usiminas, no foyer do auditório.

USIMINAS
As Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A (Usiminas) contam com cerca de 30 mil empregados e são um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina, com capacidade anual para produzir 9,5 milhões de aço. Está presente em sete estados brasileiros e é líder no mercado nacional de aços planos. Em Minas, conta com a Usina de Ipatinga, Mineração Usiminas (Itatiaiuçu), Usiminas Mecânica (Ipatinga), Automotiva Usiminas (Pouso Alegre), além de centros de serviço em outros municípios. Em 2011, gerou mais de R$ 666 milhões em impostos (ICMS) no Estado.
Atua em toda a cadeia produtiva do aço, do minério ao produto acabado. Possui o maior e mais moderno centro de tecnologia em aço da América Latina e investiu, nos últimos cinco anos, mais de R$ 11 bilhões, tendo como a foco a modernização tecnológica e geração de produtos com alto valor agregado. Possui a segunda siderúrgica integrada do mundo com certificação ISO 14001, pela excelência da gestão ambiental. Apoiou mais de 1.800 projetos culturais em 18 anos de atuação do Instituto Cultural Usiminas.

AL vai homenagear pelo cinquentenário
BH –
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageia a Usiminas pelos seus 50 anos de fundação, nesta segunda-feira (29), em Reunião Especial de Plenário, às 20 horas. O requerimento é de autoria do ex-deputado Luiz Carlos Miranda (PDT).
A Usiminas é uma empresa do setor siderúrgico líder na produção e comercialização de aços planos laminados a frio e a quente, bobinas, placas e revestidos, destinados principalmente aos setores de bens de capital e de bens de consumo da linha branca, além da indústria automotiva. Foi fundada em 25 de abril de 1956, em Ipatinga, no que viria a ser o Vale do Aço.
HISTÓRIA
Em sua trajetória, foi marcante a atuação da empresa, na década de 1970, durante o chamado “Milagre Brasileiro”. Recuperar o crescimento industrial era meta do Governo Federal e a Usiminas atingiu índices recordes de produtividade. Sua capacidade de produção passou de 500 mil t/ano para 3,5 milhões de t/ano de aço.
Desde sua privatização, na década de 90, a Usiminas é a maior produtora de aços planos da América Latina. No ano 2000, a empresa modernizou suas unidades e projeta ampliar a capacidade de geração de produtos de maior valor agregado, principalmente galvanizados, chapas grossas e laminados a quente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com