Internacionais

Uruguai: Eleição polarizada define futuro do país neste domingo

MONTEVIDÉU – O Uruguai realizará neste domingo (24) o segundo turno das eleições presidenciais, que decidirá se a Frente Ampla (FA), a coalizão de esquerda que governa desde 2005, assume o quarto mandato consecutivo, ou se o Partido Nacional (PN) vence e, com ele, recoloca a direita no Executivo.

As pesquisas mostram uma vitória para o candidato dos Blancos, Luis Lacalle Pou, que, apesar de ter ficado dez pontos atrás de Daniel Martínez, da situação, no primeiro turno, realizado em 27 de outubro, se beneficiaria nesta votação da aliança formada com a maioria dos partidos da oposição.

2,7 MILHÕES DE ELEITORES


Como confirmado à Agência Efe pelo vice-presidente do Tribunal Eleitoral, Wilfredo Penco, para este segundo turno estão convocados às urnas 2.699.980 eleitores, que irão votar em 7.122 seções das 8h às 19h30 (hora local, a mesma de Brasília).

A votação no Uruguai é obrigatória e não há votação por correspondência ou consular, e é por isso que cerca de 20 mil uruguaios que vivem na Argentina – a maioria apoiadores da FA – devem chegar, tanto por estrada quanto por barco, entre sexta-feira e domingo.

Segundo Penco, a contagem deve ser mais rápida que a do primeiro turno, já que haverá apenas duas opções. Assim, a expectativa é que até as 22h 90% dos votos já estejam apurados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com