Cidades

UPA ‘desafoga’ hospitais

(Crédito: Secom/PMI)

IPATINGA
– A abertura da UPA 24 Horas de Ipatinga tem possibilitado a reorganização do sistema municipal de saúde, em especial a hospitalar, que passa atender com mais eficiência os casos de maior complexidade e que exijam internação do paciente. O secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, lembra que, anteriormente, o pronto-socorro do Hospital de Ipatinga absorvia tanto os casos de média complexidade e emergência (que é sua vocação), quanto os procedimentos de urgência ambulatoriais, o que gerava uma sobrecarga de atendimentos na unidade hospitalar do município.

“A reestruturação do sistema municipal de saúde é meta da administração da prefeita Cecília Ferramenta, e a implantação da UPA é uma das respostas efetivas deste amplo projeto”, reforça o secretário. “Com a implantação da UPA, além da atenção hospitalar, o usuário passa a contar com uma unidade e quadro médico específicos para atender casos que exijam a atenção intermediária”, completa Eduardo Penna.

AMPLIAÇÃO NO HMI
No Hospital Municipal, que passa por obras de ampliação, a Prefeitura de Ipatinga mantém o efetivo de 700 profissionais, incluindo 105 médicos. A estrutura conta com 115 leitos de internação e outros seis leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, o município ampliou o convênio com o Hospital Márcio Cunha, responsável por atender cirurgias e casos de alta complexidade. “São ações coordenadas, que já começam a refletir na melhoria dos atendimentos garantidos ao usuário”, assegura o secretário de Saúde de Ipatinga.

PID

Até maio, a efetivação de mais três equipes do Programa de Internação Domiciliar (PID) vai ajudar a desafogar o número de internações no Hospital Municipal de Ipatinga. Conforme o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é que o programa ampliado consiga atender de 120 a 150 pacientes crônicos em suas próprias residências.

Além do suporte de equipes multiprofissionais, o município garante os equipamentos e insumos para prestar os cuidados intensivos e o monitoramento contínuo dos pacientes. O objetivo do programa, com credenciamento do governo federal, é cada vez mais humanizar o atendimento prestado à população e, ao mesmo tempo, diminuir o número de internações e a demanda por leitos hospitalares no Hospital de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com