Cidades

Univaço investe em Centro de Simulações Realísticas

O Centro de Habilidades e Simulações Realísticas busca associar de forma mais efetiva a teoria com a prática

IPATINGA – A Univaço, referência no ensino da Medicina no Leste de Minas Gerais, pertencente ao grupo AFYA, reformou e equipou o seu Centro de Habilidades e Simulações Realísticas. O espaço proporciona aos alunos mais precisão e assertividade nas aulas práticas de ensino, pesquisa e extensão do curso de Medicina.

Os cenários assistenciais retratam as mais variadas realidades da prática médica contemporânea, com o intuito de proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos, treino de habilidades, resolução de situações-problemas, desenvolvimento de competências e atitudes baseadas nos preceitos da bioética.

SIMULADOR NENASIM

A professora Catarina Amorim esteve recentemente na Holanda realizando um treinamento na empresa Medical X, responsável pela produção do manequim NenaSim, que representa o que há de mais moderno em simulação realística neonatal e de pequenos lactentes. Durante o treinamento teve oportunidade de criar cenários e aprender a manejar o manequim, que foi recentemente adquirido pela Univaço e irá acrescentar ainda mais ao ensino.

O CENTRO

O Centro de Habilidades e Simulações Realísticas da Univaço ocupa agora uma área de 400m2com quatro salas de simulações, uma de habilidades, seis consultórios médicos simulados, além de salas de controle para a avaliação dos professores. As salas possuem equipamentos modernos e peças que reproduzem as respostas fisiológicas do corpo humano para a representação de diversos atendimentos nas áreas de pediatria, obstetrícia, adulto e terapia intensiva. Além de situações como punção venosa, parada cardíaca, traumas, trabalho de parto, entre outros.

CAPACITAÇÃO TÉCNICA

Para a coordenadora do curso de Medicina, Letícia Carvalho de Souza Lima, esse investimento agregou muito mais conhecimento a formação profissional dos estudantes. “O novo laboratório reforça o compromisso da instituição em formar profissionais capacitados tecnicamente, mais humanos e capazes de atuar, de forma ética e cidadã, na promoção e recuperação da saúde humana. ”

O emprego da simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem busca associar de forma mais efetiva a teoria com a prática, por meio de metodologias ativas que integram disciplinas afins e promover a formação de médicos, com elevada competência técnico-científica, ética e política a partir de correlações com as múltiplas realidades presentes no contexto da Atenção à Saúde.

Segundo o professor Ângelo Geraldo José Cunha, as atividades realizadas no laboratório servem para avaliar a técnica do estudante, a forma como ele trata o seu paciente, sua postura, raciocínio rápido e lógico e a sua capacidade de lidar com o seu emocional, a pressão que uma situação de média e alta complexidade exige. Além disso “nós, professores, somos desafiados a desenvolver aulas mais criativas e complexas para os alunos, o que eleva a qualidade do ensino da Univaço”.

SEM RISCOS

Nesta perspectiva, as práticas no ambiente de simulações realísticas da Univaço favorecem a construção do conhecimento a partir da observação e o manuseio dos equipamentos e manequins, evitando a exposição do acadêmico e do paciente aos riscos à saúde e à vida, além de propiciar uma melhor assistência pela capacitação prévia em ambiente simulado.

De acordo com a estudante Thalita Lage, 6° período, que participa das atividades práticas por meio da “Liga Acadêmica de Simulação Realística” e da “Monitoria de Habilidades IV”, todas as simulações são realizadas com a participação de uma equipe multidisciplinar. “Somos desafiados a resolver casos em pouco tempo, com muita qualidade, trabalhar em equipe sem deixar nada acontecer ao nosso paciente. Nós, alunos, procuramos aproveitar ao máximo as aulas e toda a estrutura que a faculdade nos oferece, pois sabemos que isso será um diferencial para a nossa entrada no mercado de trabalho. ”

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