Cidades

Uma revolução na saúde

Não é só a presença de vários médicos cubanos do projeto Mais Médicos do governo federal que promete melhorar o atendimento na saúde básica, que assegura uma verdadeira “revolução” no setor em todo o Vale do Aço. Além disso, investimentos em infraestrutura, reforma de unidades básicas, construção de outras e estruturação de novas Equipes de Saúde da Família, etc, reforçam a atenção a um dos setores mais críticos e criticados das administrações municipais.

Quando precisa dos serviços de saúde é que o cidadão, literalmente, sente na pele a dor da falta de médicos, equipamentos e medicamentos. Em Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo são grandes os esforços das administrações municipais para viabilizar recursos estaduais e federais destinados a melhorar o setor.

UPA
Após 13 meses de obras e investimentos na aquisição de equipamentos, contratação e treinamento de profissionais especializados, a Prefeitura entregou à população a nova Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas de Ipatinga, que funciona no bairro Canaã. O novo equipamento conta com infraestrutura moderna e capacidade para atender mais de 300 pacientes de urgência e emergência médicas por dia.

A UPA 24 Horas foi construída com recursos dos governos Federal e Estadual, totalizando cerca de R$ 8 milhões, entre obras e equipamentos. A nova unidade conta com 17 leitos de observação, pronto-socorro odontológico e serviços de raio X e eletrocardiografia. Outros quatro leitos são destinados à estabilização de pacientes graves. A UPA também funciona de maneira integrada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e ao Corpo de Bombeiros.

Na UPA 24 Horas de Ipatinga trabalham cerca de 400 profissionais de saúde, entre servidores municipais e terceirizados, à disposição da comunidade. No quadro médico são 56 profissionais, sendo sete médicos especialistas atuando nas equipes de plantão: dois cirurgiões, dois pediatras e três clínicos.

MAIS MÉDICOS
Para melhorar o atendimento na saúde básica os municípios da região têm recebido o reforço importante dos profissionais do Programa Mais Médicos, do governo federal. Em sua maioria são médicos e médicas de Cuba com grande experiência em saúde pública que vão reforçar e estruturar as Equipes de Saúde da Família e outros programas existentes nas redes municipais. O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde também vai melhorar e desafogar as unidades de urgência e emergência, facilitando a atenção aos pacientes que precisam destes serviços. Em Ipatinga, o Mais Médicos possui 5 profissionais do programa; Santana do Paraíso tem 4; e Timóteo 4.

PARAÍSO
Outras importantes intervençõe estão sendo feitas em Santana do Paraíso, onde o governo municipal vem conseguindo reduzir a fila de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde com a presença de novos profissionais, além de investir na reforma e construção de Unidades, aquisição de veículos e aprovar a adesão ao Consurge, que vai possibilitar a implantaçãode uma unidade do SAMU regional na cidade.

TIMÓTEO
Em Timóteo, a Prefeitura inicia a construção da UPA do Primavera, entregou durante as comemorações do cinquentenário a reforma da UBS do bairro João XXIII e vem realizando uma série de melhorias na rede municipal de saúde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com