Cultura

‘Um sentimento chamado Ipatinga’, o novo documentário de Sávio Tarso

Fotos: Nilmar Lage

IPATINGA – “Um sentimento chamado Ipatinga” é o nome do mais novo filme do cineasta, jornalista e historiador Sávio Tarso, que será lançado na próxima sexta-feira às 19:30h, no teatro Zélia Olguin, com entrada gratuita.

O documentário divide a história em três ciclos – do carvão, da energia e do aço. No primeiro, as atenções são voltadas às carvoarias, que empregaram os primeiros moradores da região. O segundo ciclo trata da construção da Usina de Salto Grande, que também garantiu emprego e renda para a população do que viria a ser o Vale do Aço. O terceiro ciclo reverencia a produção do aço, que mudou definitivamente a vida da comunidade, alavancando a economia, gerando mais emprego e renda e atraindo novos investimentos para Ipatinga.

O filme de Sávio Tarso não recorre aos chamados pioneiros, ninguém que dê nome a ruas e avenidas, mas pessoas comuns que manifestam seus sentimentos em relação à vida no Vale não relatados pela história oficial da cidade. “São heróis de si mesmos, vencedores dos desafios impostos pelo cotidiano”, define Sávio.

“Queríamos que o nosso documentário estivesse vinculado à temática local para instrumentalizar todos os esforços de ampliação do ensino de história regional, mas também desejávamos um “fazer” documentarista apoiado nas técnicas de entrevista de profundidade, sobretudo, com o uso da abordagem da história oral que dá relevo e protagonismo aos personagens anônimos.

Em “Um sentimento chamado Ipatinga”, a surpresa é elemento de destaque. “Quando menos esperávamos, apareciam pessoas que têm um envolvimento curioso com a cidade, nos apontando outras que vieram dar sentido ou reafirmar histórias”, comenta o cineasta, acrescentando que “o filme sobre os outros passa a ser, cada vez mais, o filme dos outros com os outros”.

O filme tem direção e roteiro de Sávio Tarso, que figura também entre os entrevistadores; a direção de produção e a produção executiva são de Leila Cunha, que também assina pesquisa e entrevistas, ao lado de Goretti Zeferino, que responde ainda pela assessoria de comunicação e assistência de produção.

A câmera ficou a cargo de Thiago Moreira e Nilmar Lage, atuantes na captação de som, juntamente com Baiano, responsável pela mixagem também. Nilmar fez still do documentário. Ele assina o registro em fotografias dos personagens que aparecem no material promocional do filme. Completam a ficha técnica a Equipe 1, imagens; Cristiano de Almeida (Praia), na montagem e edição; Ray Braz, ilustrações; Marcos Rodrigues, designer; Angélica Campidelli e Lúcio, no corpo de pesquisadores e Aguinaldo Barroso, prestação de contas.

Um sentimento chamado Ipatinga tem patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO
Um sentimento chamado Ipatinga

Lançamento: 7 de novembro (sexta-feira), às 19:30h
Local: Teatro Zélia Olguin. Entrada franca.


O cineasta Sávio Tarso relata que a surpresa é o elemento de destaque em seu novo filme

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com