Cultura

Um Achado na vastidão das montanhas

PARAÍSO – O clima de montanhas, que no inverno chega a cerca de 14 graus, numa altitude de aproximadamente 800 metros acima do nível do mar, pode ser sentido na localidade do Córrego Achado, ou simplesmente Achado, na zona rural de Santana do Paraíso, na Região Metropolitana do Vale do Aço.

O lugar, pontuado por sítios e pequenas propriedades rurais, é um dos mais promissores espaços para o turismo rural na região, onde também se pode praticar o turismo de aventuras, como o voo livre, o rapel, o montanhismo, o ciclismo e outras modalidades, como o turismo contemplativo. A localidade de Córrego do Achado é uma das dez da zona rural de Paraíso, a 11 km do centro da cidade, onde o turista se depara com uma vastidão de montanhas, num cenário repleto de cachoeiras e muitas lagoas que ainda permanecem intocadas.

AVENTURA

Para chegar até o Achado é preciso subir a Serra da Viúva, por si só uma aventura, como já diz o próprio nome, numa alusão aos que perderam a vida no trajeto, outrora demasiadamente perigoso. Logo depois do centro da cidade, a subida, por estrada asfaltada e bem cuidada, inicia-se no trevo do entroncamento da MG 232 com a Estrada Municipal 402, que vai para a comunidade.

Este trajeto é preciso ser feito com cuidado. Por ele passam os caminhões da Cenibra transportando eucalipto extraído das florestas que cobrem a maior parte da região. Além de muito íngreme, a estrada tem muitas curvas e penhascos, o que exige cuidado redobrado dos visitantes.

O eucalipto é a principal vegetação numa vasta área territorial, mas é possível encontrar muitas áreas de preservação e pequenas manchas de mata nativa, remanescentes da mata atlântica, onde são encontradas espécies vegetais e animais deste bioma. A própria Cenibra se encarrega de reintroduzir algumas destas espécies, como o Mutum, que, após quase ser extinto, pode ser visto com facilidade, assim como gavião carcará, maitacas, saguis, canários, melros e diversas outras espécies de aves.

CIRCUITO DAS CACHOEIRAS

Do ponto de vista geomorfológico, Santana do Paraíso situa-se numa região montanhosa de predominância rochosa, de onde originam-se belas cachoeiras.
O município possui uma rede hidrográfica muito rica. Os riachos, na maioria, têm sua nascente a noroeste do Município, onde se situa a Serra do Achado.

O manancial hidrográfico de Santana do Paraíso é formado por 16 córregos, três ribeirões (Ipanema, Achado e Taquaraçu), que formam as cachoeiras da Bela Vista, Paraíso e Engenho Velho – esta última está atualmente sob administração da Fundação Lumar e é fechada ao público.

O córrego do Achado forma o Circuito das Cachoeiras e outras belas corredeiras ao longo de seu percurso, que podem ser vistas apenas em caminhadas ou pelas estradas que margeiam o curso d’água. Aliás, a fartura de água é outra característica da localidade, onde se pode ver brotar águas das pedras, de minas à beira da estrada ou escondidas nos altos das montanhas que se reúnem para dar forma a monumentos naturais e hídricos de grande beleza – e que por isso e pela sua preciosidade devem ser preservados.

INEXPLORADO

Apesar de todo o seu potencial turístico, a região ainda é pouco explorada e as políticas para a ocupação ordenada e cuidadosa destes espaços ainda não foram definidas. Praticamente não existem locais de hospedagens.

O restaurante da Fizica, no Achado, é o único que fornece refeições e possui infraestrutura para receber os visitantes. A comida tipicamente mineira, feita na gordura de porco, normalmente é um prato composto de arroz, feijão, carne de porco conservada na própria banha, ovo caipira, couve picada e a tradicional lingüiça suína produzida pelos proprietários do restaurante, que é a prata da casa. A farinha de milho torrada e pimenta só enriquecem o prato.

Além do restaurante da Fizica, outra opção é o Bar do Eduardo, à beira da estrada, onde os visitantes podem relaxar, ouvir uma prosa ou outra, beber uma cerveja gelada e até fazer um churrasco. Mas combinando direitinho, dá pra sair uma galinha caipira ou uma feijoada, de preferência se tratado antecipadamente.

PROPOSTAS

Algumas propostas que estão sendo debatidas pela comunidade para incentivar e fomentar o turismo rural na região são a melhoria do sistema de telecomunicação, a criação de uma rede de recepção básica ao turista, constituída de quiosques com chafarizes e um ponto de apoio ao artesanato, onde poderão ser expostos e comercializados produtos artesanais (balaios, chapéus, esteiras, etc) e alimentícios (doces, queijos, embutidos, etc) feitos na comunidade.

Nos muitos sítios e nas fazendas, normalmente locais de moradia dos nativos, por razões de segurança e ausência de uma política de promoção da receptividade e hospitalidade, raramente se encontra opção de alimentação e hospedagem, já que os ambientes ficam reservados às famílias.
Então, por enquanto, os visitantes,por mais que gostem do clima, da pureza do ar das montanhas e os muitos e belos atrativos naturais terão que subir a serra preparados para voltar.


Da área de voo livre, em dias claros, é possível avistar o Ibituruna, em Valadares


Churrasco do bar do Eduardo, onde se acha boa prosa

 

Lugarejo onde está localizado o restaurante da Fizica: boa culinária mineira



As quaresmeiras são rigorosas e florescem impreterivelmente no período que lhes dá nome

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com